Jogos com DRM dos tipos SecuROM e SafeDisc não rodam no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Jogos com DRM dos tipos SecuROM e SafeDisc não rodam no Windows 10

O Windows 10 é a “melhor versão do sistema operacional da Microsoft para games”. Mas o novo sistema operacional ainda não é capaz de executar jogos com tecnologia SafeDisc e SecuROM. Quem faz o esclarecimento é Boris Schneider-Johne, gerente de marketing da empresa fundada por Bill Gates.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo informa o ArsTechnica (via tradução feita pelo Rocket, Paper, Shotgun ), os aplicativos executados pelo Windows 7 devem rodar normalmente junto da versão atualizada do software. Há, porém, duas exceções: antivírus e, nas palavras de Boris, “programas que estão profundamente ‘enraizados’ às necessidades de atualizações do sistema”.

"Não podemos permitir isso"

O porta-voz da Microsoft afirma que os desenvolvedores do Windows trabalham para fazer com que o máximo de extensões seja compatível com o Windows 10. “E então há jogos velhos em CD-ROM que têm DRM”, comenta Boris, que continua: “essas coisas de DRM estão profundamente ligadas ao sistema, e é então que o Windows 10 diz: desculpe, não podemos permitir a reprodução disso, pois uma brecha para um vírus poderia ser criada”.

Bioshock no Windows 10? Não.

É comum que jogos com DRM façam solicitações diversas aos usuários – se uma atualização ou outra é feita, até mesmo uma nova ativação pode ser requerida pelo título dada sua forte “integração” ao sistema. Desenvolvedoras como EA têm reformulado suas políticas de segurança e criado junto de publicadoras mecanismos para a substituição de DRMs.

De todo o modo, quem possui cópias físicas de games como BioShock ou Mass Effect talvez deva esperar pelo aprimoramento do Windows 10 -- ou manter a versão Windows 7 ainda instalada em um PC gamer.

Cópias físicas com DRM de games para PC algum dia vão rodar no Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.