Square-Enix anuncia versão mobile de FFXI e spin-off do MMORPG

2 min de leitura
Imagem de: Square-Enix anuncia versão mobile de FFXI e spin-off do MMORPG

Durante o evento em que anunciou a última expansão de Final Fantasy XI e o fim do suporte do MMORPG aos consoles PS2 e XBox 360, a Square-Enix falava do “Vana’diel Project”, o qual inclui não apenas essa expansão, mas também uma versão do jogo para smartphones (denominado MMMRPG, para “Massive Multiplayer Mobile Role-Playing Game”) e um spin-off do RPG online, Final Fantasy Grandmasters; isto é, trata-se de um game novo para mobile, mas acontece no mesmo mundo.

Final Fantasy XI Mobile está em desenvolvimento em parceria com a Nexon, tendo como intenção liberar o acesso do jogo via smartphone, ajeitando sua interface para tornar mais simples ao ser usada com toques na tela. Enquanto o sistema de combate se manterá o mesmo, ele será levemente alterado para tornar a execução de comandos mais ágil. E ainda, uma nova ferramenta tornará bem mais simples a formação de grupos.

De maneira geral, a intenção é facilitar a jogabilidade de Final Fantasy XI, o que resulta também na realização simplificada da campanhas solo. Essas mudanças certamente são bem-vindas, afinal, apenas quem já jogou para saber o quão difícil e bizarro é se acostumar a usar praticamente todos os comandos apenas pelo teclado numérico e mouse. Começando no Japão e Coreia do Sul, o game vai ser lançado também na América do Norte e partes da Europa; valores e maiores detalhes ainda não foram anunciados.

FF Grandmasters

Segundo o conceito divulgado sobre o spin-off, ele aparenta ser bem mais casual que o MMORPG no qual é inspirado, sendo classificado apenas como um RPG Online, já que permite a jogatina com amigos. Além dos lugares, o game também usará de inspiração de Vana’diel as classes (Jobs) disponíveis e vários outros elementos para identificar o mundo.

Mesmo você podendo jogar sozinho, o game vai contar com um sistema de chat e de emoticons para a comunicação entre seus amigos. Além disso, vale notar que os cenários não serão tão vastos quando em FFXI, embora sejam os mesmos locais. Com a chance de equipar itens de vários tipos, os combates prometem também trazer os mesmos monstros do MMORPG e contar com algumas habilidades desse gênero.

Final Fantasy Grandmasters será lançado para iOS e Android pela empresa Crooz, sendo Free-To-Play com elementos de microtransação na loja interna do game. Uma versão Beta será liberada no mês que vem para o Japão – não há previsão se o game chegará ao Ocidente.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.