O universo que você conhece é infinito. Vasto como o horizonte e todos os astros que resplandecem no céu. Mas ele também pode se tornar um lugar escuro e inabitável. Tão frio como o silêncio de uma estrela em extinção.

Quando praticamente todos os astros do universo foram apagados para sempre, um grupo seleto de heróis é convocado para defender a última estrela de um mal poderoso e envolto por mistérios. Sua luta é para salvar todas as formas de vida. Seja bem-vindo à Battleborn.

Envolto por essa batalha épica, Battleborn é a nova aposta da Gearbox para um jogo de ação em primeira pessoa que mistura uma interessante história com tiroteios, magias, estratégia e muitos elementos de RPG.

Trazendo também muitas semelhanças com o gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), o game conta com atrativos diferentes para conquistar jogadores novatos e experientes para dentro das frenéticas partidas em equipe, incluindo um universo construído pelos mesmos criadores da série Borderlands.

A diferença é que Battleborn não se resume ao conceito das batalhas em arena, expandindo-se para modos de campanha que podem ser explorados sozinhos ou em equipe. Isso também inclui uma nova experiência dentro dos MOBAs a partir da visão em primeira pessoa.

Os iniciantes no gênero têm a sua disposição de missões multiplayer para a adaptação entre tantos elementos de ação, como as características de cada herói, as habilidades, os equipamentos disponíveis e os objetivos de cada jogo.

Do outro lado, os especialistas em MOBA encontram uma nova forma de jogar o gênero em uma visão em primeira pessoa. Há opções de customização e desbloqueios de personagens, skins e outros conteúdos a partir de níveis de jogador, além de um ambiente competitivo que aproveita a febre atual dos grandes campeonatos de video games.

Afinal, a briga pela última estrela do universo não acontecerá sem uma boa e frenética pancadaria.

O QUE CHAMA A ATENÇÃO EM BATTLEBORN?

Elementos de RPG, com customização e desbloqueios de skins

Shooter frenético em primeira pessoa, com magias, tiroteios e pancadaria

História e ambientes únicos, criados pelos diretores de Borderlands

Aos iniciantes no MOBA: missões para aprender a jogar com amigos

Aos veteranos no MOBA: ambiente competitivo com gostinho de FPS

Introdução Battleborn

Lançamento e fase beta

O lançamento de Battleborn está marcado para o dia 6 de maio no PC, PlayStation 4 e Xbox One. Mas, para adiantar os ânimos, uma fase Beta aberta para todos os jogadores entra em ação a partir do dia 8 de abril (PS4) e 13 de abril (PC/Xbox One).

Você pode se registrar e baixar o jogo desde já para participar de toda a ação! Não é necessário senhas ou registros.

Convite para o beta

Jogabilidade

Battleborn conta com muitas mecânicas dos games de tiro tradicionais. A diferença é que, já que cada personagem terá armas e habilidades diferentes, o jeito de jogar com cada um deles varia. Enquanto um se concentra em voar e atirar foguetes nos inimigos, outro pode ficar atrás das linhas de ataque para curar os aliados.

Os controles também variam de acordo com a versão que você experimentar. No computador, a experiência clássica dos shooters está presente, com a movimentação pelo teclado e a mira executada pelo mouse. Nas outras plataformas, tudo é feito pelos botões do controle.

E, com a presença de magias e habilidades especiais, mais ações são utilizadas pelos jogadores durante a jogatina. Você confere um mapa dos comandos mais importantes logo abaixo.

Jogabilidade PC

Jogabilidade PC

Jogabilidade console

Modos de jogo

Modos e Customização

Gosta de missões para se aventurar sozinho? Ou partidas competitivas épicas entre os jogadores? Pois Battleborn reserva essas duas possibilidades para todos os apaixonados por MOBAs e jogos de tiros.

Além de tudo isso, é possível customizar seu personagem por meio da Gear Box, que aumenta os atributos do seu herói. Ou ainda modificar os efeitos das suas habilidades com a Helix, a árvore de especialidades das magias do seu campeão.

Saiba mais sobre cada uma dessas possibilidades logo abaixo.

Modos de jogo

Missões de campanha

Aventure-se pela campanha e participe da aventura que decidirá o destino de todos. Uma força maligna está prestes a destruir a última estrela do universo, e o jogador participará de uma verdadeira investida contra essa ameaça poderosa.

Essa narrativa pode ser encarada sozinha, mas os jogadores também podem se unir com amigos pela internet ou com a tela dividida para encarar essas missões perigosas.

Bônus de experiência e outras recompensas estão esperando a todos que aceitarem as missões do modo campanha.

Modos de jogo

Modos multiplayer

Tiroteios e magias para todo o lado? Você só está começando a sua aventura no modo multiplayer de Battleborn. Dez jogadores se encontram em arenas pequenas com tropas e precisam concluir objetivos para vencer a partida.

Incursão: destrua as tropas e os personagens inimigos e avance seus monstros contra a base adversária.

Devastação: o clássico mata-mata onde cada equipe deve eliminar todos os inimigos e controlar pontos específicos do mapa.

Colapso: disputa de pontos entre os dois times, onde cada uma deve guiar seus lacaios para eles se jogarem nos incineradores no centro do mapa.

Dicas

Quer se aventurar no multiplayer? Então fique sempre atento ao mapa, pois ele indica onde estão as tropas e heróis adversários. Cada modo tem objetivos diferentes, então ande sempre com a sua equipe para ajudá-los a garantir a vitória.

E tome muito cuidado com as torres, pois elas causam dano considerável em sua vida. É possível atirar nelas para acabar com essa ameaça por um período de tempo.

Participar das partidas garante pontos de experiência em Command Rank e Character Rank. Você confere os desbloqueios específicos de cada uma na seção “desbloqueios”, logo abaixo.

Multiplayer

GEAR BOX

Durante as partidas, é possível coletar fragmentos de cristal que podem ser utilizados de diversas formas, como a construção de torres e outras tecnologias estratégicas pelo mapa.

Outra utilidade, no entanto, é a compra de equipamentos por meio do menu Gear Box. Eles aparecem no canto inferior da tela e melhoram atributos específicos do seu herói, como vida, resistência e dano das armas e magias.

Dicas

Não se preocupe muito com os equipamentos do Gear Box nas primeiras partidas. Além de serem desbloqueados conforme o nível da sua conta, eles são comprados aos poucos com os pontos conquistados durante as partidas.

Preste atenção também ao foco que você quer dar ao seu personagem. Quer um herói com mais vida e resistência? Então compre eles já no início para garantir a sua sobrevivência por mais tempo no campo de batalha. Quer golpes mortais? Então aumente o dano do seus golpes em troca da velocidade de ataque.

Gear Box

HELIX

O Helix nada mais é que um sistema para você customizar e aprimorar o herói em pleno campo de batalha. Durante a partida, o seu personagem ganha pontos de XP por matar tropas inimigas e, com isso, ele aumenta seus atributos básicos conforme o seu nível.

No entanto, o destaque deste sistema é a possibilidade de dar novos efeitos para as magias de acordo com as suas preferências.

A cada nível, você conta com duas opções diferentes para aprimorar suas habilidades, dando lentidão para uma magia em área ou aumentando a cura efetuada pelo seu personagem. A escolha é por sua própria conta e risco.

Dicas

O sistema Helix permite que você possa adaptar o seu personagem conforme o desenvolvimento da batalha. Se sua equipe demora muito para eliminar as tropas inimigas, prefira aumentar o dano em área do seu herói.

Ou, caso você esteja muito vulnerável contra muitos assassinos, invista em mais cura ou efeitos que te ajudem a sair facilmente de situações desfavoráveis.

Helix

DESBLOQUEIOS

Ao finalizar cada uma das missões ou partidas, o jogador ganha pontos de experiência para dois tipos diferentes de ranking. São eles:

Command Rank: o nível da sua conta, que serve para liberar os equipamentos (“gears”) e novos personagens.

Character Rank: o nível de especialização presente em cada um dos heróis, permitindo liberar novas skins e provovações.

Além desses desbloqueios, o jogador pode liberar pedaços da história de cada personagem ao concluir objetivos específicos para o herói.

E, para ajudar na evolução e na compra de equipamentos, desafios globais estão presentes, bonificando com pontos, créditos, títulos e outros conteúdos.

Desbloqueio
Herois de Battleborn

Heróis

Atualmente, são 25 heróis que compõem o elenco de heróis do universo. Cada um deles conta com seis habilidades diferentes, variando de magias que são ativadas até modificadores passivos dos seus ataques e atributos.

Eles também são separados em diferentes funções dentro do campo de batalha. Acompanhe cada uma das classificações.

Matadores

Focados em evaporar com os inimigos, os matadores não terão pena de eliminar heróis e criaturas com poucos golpes e tiros. Eles estão separados em duas classes:

Assassino:

Guerreiros com habilidades de rápida aproximação para destroçar os inimigos com suas armas de mão.

Sniper:

Atiradores de longa distância com altíssima precisão e balas mortais. Contam com habilidades de reconhecimento de campo para auxiliar nessa tarefa.

Divisor

Um grande exemplo dessa função é Thorn, a patrulheira sniper das selvas de Ekkunar com flechas amaldiçoadas.

Thorn

Habilidades

Habilidades

Habilidade passiva. Reforça o arco de Thorn, aumentando o dano, o alcance e a precisão. Segurar a flecha antes de atirar também aumenta esses atributos.

Habilidades

Atira cinco flechas na horizontal, cada uma causando dano pequeno e ricocheteando no terreno.

Habilidades

Habilidade passiva. Thorn não conta com escudo, dependendo de sua movimentação rápida para sobreviver durante os combates.

Habilidades

Carrega uma bomba de energia que explode no terreno, causando dano massivo e derrubando os inimigos para trás.

Habilidades

Habilidade passiva. Atingir um inimigo com uma flecha carregada irá amaldiçoar o alvo por oito segundos. O dano de outros ataques é aumentado em 35% às vítimas amaldiçoadas.

Habilidades

Cria um campo que corrói os inimigos e causa dano pequeno pelo tempo.

Guerreiros

Boldur

O coração dos guerreiros está sempre na guerra. Não importa o quão caótico esteja o campo de batalha, eles sempre mergulham na linha de frente para bater de frente com os inimigos. Em Battleborn, você encontrará três tipos dessa classe:

Brawler:

Heróis invocados que querem bater nos inimigos com suas armas de mão. Contam com magias devastadoras para se aproximar e resistir a muito dano.

Skirmisher:

Mais vulneráveis que os “brawlers”, os “skirmishers” buscam a batalha com mais agilidade e com habilidades mortais. Para compensar, são mais vulneráveis.

Initiator:

Iniciam as batalhas, se aproximando rapidamente dos adversários e deixando eles vulneráveis por um período de tempo.

Divisor

Entre os guerreiros, talvez o anão ekkuni Boldur seja um dos melhores representantes entre os “brawlers”.

Habilidades

Habilidades

Habilidade passiva. Boldur conta com um machado pesado, mas que pode ser arremessado durante as batalhas.

Habilidades

Aumenta o dano do machado ao atacar de perto ou a regeneração de vida quando bloquear com o escudo. Também dá efeitos especiais para outras magias.

Habilidades

Habilidade passiva. Matar os inimigos aumenta a velocidade de ataques dos ataques corpo-a-coprpo de Boldur.

Habilidades

Boldur salta e cai em um local, causando dano e derrubando os inimigos. Com as runas, ele aumenta drasticamente o dano da queda.

Habilidades

Habilidade passiva. O herói não conta com um escudo de energia, mas sim um escudo físico para bloquear os ataques e recuperar a vida no modo de defesa.

Habilidades

Arremessa o machado, causando dano médio em todos os inimigos atingidos. Com as runas, o poder do arremesso é muito maior.

Suportes

A especialidade dos suportes é manter os aliados protegidos e aumentar ainda mais as condições de batalha da equipe. Eles podem ser divididos ainda em duas categorias:

Healer:

Médicos ambulantes, eles cobrem o time com magias de cura e outras habilidades para manter os adversários bem longe.

Shielder:

Especializados em criar (e destruir) escudos, eles também cumprem funções secundárias de dano e proteção de terreno.

Divisor

Miko é um dos exemplos clássicos de suporte. Sendo o último broto sobrevivente de uma colônia de fungos, a curandeira conta com opções diversas para ajudar os aliados

Miko

Habilidades

Habilidades

Habilidade passiva. Como ataque primário, Miko lança várias kunais envenenadas, enquanto no secundário lança cura aos aliados.

Habilidades

Uma bolsa de esporos é lançada em um local, causando dano e lentidão para os inimigos dentro dela.

Habilidades

Habilidade passiva. Miko conta com rápida regeneração de vida e de habilidades.

Habilidades

Arremessa um cogumelo que cria uma área de efeito por 45 segundos. Aliados dentro dela ganham vida.

Habilidades

Habilidade passiva. As kunais causam pequeno dano por veneno durante dois segundos.

Habilidades

A heroína ganha um bônus grande de saúde por cinco segundos, aumentando também o raio de cura.

Especialistas

Benedict

Os especialistas cobrem funções diferentes no fluxo da batalha. Seja de matar rapidamente os monstros inimigos ou controlar posições específicas, eles servem para dinamizar a estratégia da equipe. São três diferentes funções:

Disruptor:

Conta com um arsenal mais amplo que os demais heróis, apostando em armadilhas, metralhadoras fortes e outros equipamentos para se adaptar à guerra.

Territorial:

Muito parecido com os “disruptors”, esta classe é focada em controlar pontos específicos do mapa por meio de arsenal extremamente poderoso.

Pusher:

Dizimando tropas inimigas rapidamente, sua função é manter os aliados no controle do campo de batalha.

Divisor

Benedict, a ave pacificadora, se encaixa na posição de “pusher” por ser capaz de voar e atirar foguetes de longe.

Habilidades

Habilidades

Habilidade passiva. A arma de Benedict causa muito dano em uma grande área de impacto.

Habilidades

Um míssil guiado pelo jogador que causa dano massivo em área. Reativar a habilidade durante o uso explode antecipadamente o projétil.

Habilidades

Habilidade passiva. O herói é reforçado por uma armadura que suporta grandes quantia de dano.

Habilidades

Lança o personagem para os céus, podendo visualizar melhor o campo de batalha ou recuar da ação.

Habilidades

Habilidade passiva. Benedict é capaz de dar pulos duplos. Segurar o botão também faz com que ele plane por tempo limitado.

Habilidades

Dispara um foguete especial que causa dano em área e marca um inimigo. Os disparos em seguida seguirão para este alvo.

Herois de Battleborn
Gameplays

Gameplays

Comentários

Design: Fernando Perazzoli

Redação: Maximilian Rox

Coordenação: Vinicius Karasinski