iTunes não funciona? Veja como resolver o problema em seu Windows ou Mac

3 min de leitura
Imagem de: iTunes não funciona? Veja como resolver o problema em seu Windows ou Mac

O gerenciador multimídia da Apple deixou de funcionar em seu Windows ou Mac OS X? Pois uma simples atualização de software ou a descomplicada modificação das preferências de firewall pode resolver o problema. Neste tutorial, você vai aprender a diagnosticar as possíveis causas dos erros apresentados pelo iTunes, bem como resolver os bugs que o reprodutor de músicas da Maçã pode estar apresentando.

Antes de seguir rumo à manutenção do aplicativo, certifique-se de verificar os requisitos mínimos de sua conexão na também loja virtual: você está devidamente logado com sua AppleID? Há problemas de contato entre o cabo USB e o computador? Sua máquina está conectada à internet? Se após estas verificações o problema ainda persistir, consulte as sugestões listadas abaixo:

Em seu Mac OS X

Não somente a versão mais recente do iTunes deve estar instalada em sua máquina, mas os horários do computador, do iPhone, do iPad ou do iPod devem estar também sincronizados. Veja como é fácil fazer o update do gerenciador de mídias em seu Mac:

1 – Atualize o iTunes

Clique sobre a opção “iTunes” localizada à direita do ícone de maçã e então abra o link “Buscar Atualizações...”. Se a versão mais recente do app estiver disponível, será suficiente, então, realizar o download do complemento.

2 – Atualize o Safari

Para que o iTunes possa funcionar sem complicações, é preciso também atualizar o Safari. Abra, portanto, a App Store e, na aba “Atualizações”, permita que o download dos updates disponíveis seja feito.

3 – Atualize seu sistema

Atualizar seu sistema em um Mac OS X é fácil: clique sobre o ícone de maçã e então abra a opção “Atualização de Software”. Pronto!

4 – Acerte o relógio

Clique com o botão direito do mouse sobre o relógio e abra a opção “Abrir as preferências de Data & Hora”. Verifique, em seguida, as informações listadas pelo calendário e altere a data manualmente, se necessário (para isso, desmarque a caixa "Ajustar data e hora automaticamente").

 5 – iTunes bloqueado por dados de host

Pode ser, ainda, que arquivos de hosts estejam bloqueando seu iTunes. Siga o procedimento a seguir para modificar os dados através do editor do Mac OS X:

  • Inicie o computador como Administrador e acesse a função “Terminal” por meio das pastas Aplicativos/Utilitários;

  • Digite o código “sudo nano /private/etc/hosts”, sem aspas, e aperte “Return”;
  • Insira sua senha de Administrador;
  • Digite o símbolo “#”, sem aspas, seguido de um espaço em frente às entradas que listam o endereço “gs.apple.com”;

  • Salve as modificações em “Control-o”, pressione “Return” e feche o editor.

6 – iTunes bloqueado pelo firewall do Mac OS X

É comum, também, que as preferências de firewall do Mac OS X estejam bloqueando o iTunes. Para verificar as conexões de entrada, abra a opção “Firewall” em Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade e desative o programa nativo de proteção contra malwares da Apple (caso o recurso esteja ligado).

Se você deseja manter o firewall ativado, mas quer, ainda, permitir que exceções sejam atribuídas aos programas da Maçã, clique sobre o ícone de cadeado, informe sua senha e abra “Opções de Firewall”. Marque a caixa que permite a conexão automática de entradas e salve as alterações em “OK”.

No Windows

1 – Atualize o iTunes

No Windows, abra o aplicativo e efetue o comando “Ctrl + B” para ativar a exibição das opções do serviço. Clique em “Ajuda” e então em “Buscar Atualizações...”.

2 – Atualize o relógio do sistema

Se a data e a hora estiverem erradas, trate de atualizar as informações a partir de comandos específicos para Windows XP, Vista, 7, 8 e 10:

  • Windows XP: abra a caixa de diálogo “Executar” e digite timedate.cpl;
  •  Windows Vista e 7: digite timedate.cpl diretamente na caixa de pesquisas;
  •  Windows 8: abra a opção “Pesquisar” e digite timedate.cpl; e
  •  Windows 10: digite timedate.cpl na caixa de pesquisas, ao lado do ícone “Windows”

3 – iTunes bloqueado pelo firewall do Windows

Abra a opção “Firewall do Windows” e clique em “Permitir um aplicativo ou recurso através do Firewall do Windows”. Ative a função “Alterar configurações” por meio das certificações de Administrador e marque as caixas de “iTunes” e “Bonjour” para evitar bloqueios de segurança do sistema sobre o gerenciador multimídia da Apple.

4 – Para o erro 0x80090318

Usuários que têm se deparado com o erro 0x80090318 podem realizar atualizações complementares por meio do Autoruns for Windows da Microsoft. Em nosso caso, vale observar, não houve problemas de compatibilidade ou de conflitos entre softwares; o procedimento para a realização dos updates, ainda assim, segue a seguinte ordem:

  • Faça o download de Autoruns for Windows da Microsoft aqui;
  • Descompacte o arquivo e clique sobre a extensão executável;
  • Abra a aba “Winsock Providers”;
  • Realize todas as atualizações sugeridas pelo programa.

...

Qual é a forma mais prática de baixar, reproduzir e gerenciar músicas no iPhone? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.