Os novos aparelhos iPhone 6 e iPhone 6 Plus acabaram de ser mostrados para o mercado internacional e já chegaram em diversos países. No Brasil, os dispositivos devem começar a ser vendidos até o final deste ano. Mas como fazer para configurar o seu dispositivo e aproveitar ao máximo as opções que a Apple disponibiliza para os consumidores que optam por seus produtos?

Nós criamos um guia bem interessante para trazer estas dicas para você. Todas elas são baseadas no sistema operacional iOS 8 — que também está presente em diversos modelos mais antigos de iPads e iPhones —, por isso podem ser utilizadas também em aparelhos que você já possui. Está curioso? Então confira agora mesmo as dicas de ajustes e aplicativos que podem fazer seu iOS ficar muito mais legal.

1. Economizando bateria

Talvez a única desvantagem que os smartphones apresentam em relação aos celulares comuns e mais antigos está no tempo de duração das baterias — isso acontece por uma série de motivos que nós já descrevemos neste artigo. Por essa razão, toda e qualquer forma de fazer com que a autonomia delas seja um pouco maior pode fazer muita diferença para os consumidores mais exigentes.

Uma das principais dicas para isso está em “conhecer o aparelho”. É muito importante saber exatamente o que está consumindo a energia do seu celular e para isso você só precisa seguir o caminho Ajustes > Geral > Uso > Uso de bateria. Lá você verá a porcentagem de energia que cada função do aparelho está utilizando e isso é vital para saber o que desativar ou não. Acredite, nem tudo você usa o tempo todo.

Não utilizar o brilho máximo das telas é uma solução bem interessante para aumentar o tempo de autonomia da carga, e limitar os serviços de localização e conectividade automática passam pelo mesmo. Até mesmo notificações de alguns apps podem ser desligadas para evitar que a tela seja ativada quando o aparelho está no bolso, por exemplo. Você ainda pode conferir mais dicas disso por este link.

2. Aproveitando a App Store

Se você está utilizando um aparelho Apple pela primeira vez, talvez você ainda não possua uma Apple ID. Por essa razão, é importante seguir estas dicas para criar sua conta Apple rapidamente. Este login será utilizado para acessar os serviços de nuvens e também a App Store, loja em que você pode baixar todos os aplicativos disponibilizados para os aparelhos com iOS.

Atualmente a App Store brasileira está recebendo aplicativos e jogos com bastante rapidez, mas há muitas opções que nem sempre são disponibilizadas por aqui. Por essa razão, às vezes é necessário criar contas em lojas da Apple de outros países. Por este tutorial você aprende a criar uma conta na App Store americana em rápidos passos. Vale lembrar que o uso de Gift Cards é necessário para a aquisição de apps.

Depois de ativar um novo aparelho, é bem comum que os consumidores experimentem uma grande quantidade de aplicativos gratuitos ou pagos. Após algum tempo, isso pode causar uma grande poluição na aba de apps já comprados — uma lista que garante mais agilidade na instalação de softwares após a troca de um aparelho ou a restauração do sistema, por exemplo. Por isso é bem interessante aprender a esconder os apps comprados nesta lista.

3. Controlando a privacidade

Outra questão muito importante em relação aos aparelhos Apple está nas configurações de privacidade. Por meio do caminho Ajustes > Privacidade, você pode encontrar uma série de opções bem relevantes para garantir que a sua utilização dos aparelhos será a mais segura possível. Em “Localização”, você pode definir quais são os apps que terão direito a saber onde exatamente você está, por exemplo.

Também é possível controlar quais são os aplicativos que possuem acesso à lista de contatos, calendários, lembretes e até mesmo ao microfone — impedindo que softwares de terceiros possam gravar suas conversas, por exemplo. Tudo isso garante que você tenha controle maior sobre tudo o que se passa no seu smartphone, o que é uma ótima notícia para os mais desconfiados.

4. Livrando espaço usado pelos apps

Os novos iPhones possuem espaço em disco de até 128 GB, mas nem todos os consumidores podem aproveitar isso. Por essa razão, é bem importante aplicar algumas configurações para fazer com que o espaço ocupado por aplicativos seja liberado em alguns momentos — além de ser bem interessante o backup constante de fotografias para que o aparelho não fique ocupado somente por elas.

Em Ajustes > Geral > Uso, você pode encontrar todos os apps instalados no aparelho e também verificar o espaço em disco que é ocupado por cada um deles. Verifique os que ocupam mais espaço e pense bem se vale a pena manter o app instalado. Lembre-se que é possível baixá-los novamente na App Store e deixe seu iPhone sempre com espaço disponível.

5. Apps essenciais

Um smartphone não faz nada sozinho. É por isso que os aplicativos fazem tanta diferença para os consumidores de todo o mundo. Mas quais são os aplicativos essenciais que eu preciso baixar em meu aparelho para ter muito mais qualidade na utilização? Nós criamos uma pequena seleção com alguns dos mais divertidos e interessantes softwares existentes.

Fotografia

Se você é apaixonado por fotografia, alguns dos apps mais interessantes da App Store podem ser baixados com muita rapidez para que o seu aparelho fique ainda mais legal. O Instagram é uma parada obrigatória para todos que adoram compartilhar imagens com efeitos legais, podendo ainda ser combinado com o VSCO Cam, que traz possibilidades bem interessantes.

Outro app de edição de bastante qualidade é o Afterlight, que traz frames muito bonitos e possibilidades de recortes que deixam qualquer fotografia com apelos artísticos. Por fim, o Manual é um dos apps mais interessantes para quem é mesmo apaixonado pelo tema, pois permite que as configurações da câmera sejam totalmente modificadas, da mesma maneira que aconteceriam em câmeras semiprofissionais.

Redes sociais e comunicação

No iOS, os melhores aplicativos de acesso às redes sociais são os oficiais. Por essa razão, é bem interessante baixar os apps oficiais de Facebook, Twitter, Pinterest e LinkdIn, por exemplo. Quanto aos mensageiros instantâneos, os mais recomendados são os multiplataformas, como WhatsApp, Viber e Skype — lembrando que o Messages é compatível apenas com aparelhos Apple.

Teclados

A chegada do iOS 8 permitiu que os apps passassem a fazer parte de extensões do iOS. Isso significa que eles não são mais limitados à utilização independente. Uma das maiores vantagens disso está na possibilidade de utilizar teclados independentes para o controle dos aplicativos. Os mais recomendados até agora são o SwiftKey e o Swype, que oferecem mais rapidez na digitação.

6. Melhores jogos

A quantidade de bons jogos no iOS é imensa. Existem muitos games incríveis sendo lançados todos os meses e isso torna praticamente impossível selecionar quais são os que devem ser baixados como essenciais. Por essa razão, vamos recomendar apenas alguns dos que entraram para a História, como as franquias Angry Birds, Fruit Ninja, Cut the Rope e Candy Crush Saga.

Se você quiser mais opções, nós recomendamos os guias mensais de melhores apps que surgem na loja de aplicativos da Apple. Abaixo, você confere alguns dos links para as edições dos últimos meses. Com eles, certamente você terá muito mais jogos para se divertir com os iPhones e iPads que possuir.

.....

Essas são as principais configurações e opções de aplicativos que você pode aproveitar em seu aparelho para fazer com que ele fique bem mais legal. Será que as alternativas que trouxemos serão interessantes para o que você espera de um smartphone? Esperamos que todas as dicas sejam úteis para todos vocês.

Cupons de desconto TecMundo: