Nova ferramenta do iCloud pode mostrar se um iPhone usado foi roubado

1 min de leitura
Imagem de: Nova ferramenta do iCloud pode mostrar se um iPhone usado foi roubado
Imagem: ClickMobile

A Apple revelou recentemente uma nova ferramenta que permite que os usuários descubram se determinado iPhone, iPad ou iPod touch está configurado para utilizar o recurso de Bloqueio de Ativação. A novidade certamente vai ser uma mão na roda para que quiser checar se determinado aparelho da Apple que deseja comprar de outra pessoa na verdade não é m dispositivo roubado e, portanto, bloqueado.

Disponível por meio de uma simples página na web (clique aqui), o serviço funciona de uma forma bastante similar às ferramentas utilizadas pelas operadoras para determinar se um aparelho oferecido como parte de uma negociação está protegido pelo Bloqueio de Ativação. Basta inserir o IMEI ou o número de série do dispositivo para descobrir se o equipamento está ou não bloqueado.

Caso o aparelho esteja protegido, a página exibirá instruções para que você possa desativar a medida de segurança antes de vendê-lo – mas só se você for o seu dono real, é claro. A ferramenta também oferece ajuda para remover um dispositivo usado da conta de outro usuário, no caso do proprietário original não ter desativado o bloqueio. No entanto, ambas as medidas envolvem contatar o dono anterior, por questões de segurança.

Bons resultados

A nova página parece fazer parte do aplicativo web Busque Meu iPhone, mas ainda não há formas para chegar a ela sem ter acesso ao endereço – que disponibilizamos no link mais acima. Esse detalhe pode acabar impedindo que muitos usuários façam uso da ferramenta, mas pode-se esperar que a Apple disponibilize outros caminhos em breve.

Introduzido no iOS 7, o Bloqueio de Ativação teve bons resultados na prevenção de roubos e muitos governos pelo mundo afora estão obrigado as fabricantes de celulares a implantarem sistemas similares em seus aparelhos. A ferramenta de checagem será particularmente útil para detectar dispositivos “doulCi”, que conseguem burlar a ativação do iCloud, mas não são capazes de se conectar a uma rede telefônica e, portanto, não fazem ou recebem ligações.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.