iPhone: 11 dicas para você poupar ao máximo a bateria do seu smartphone

3 min de leitura
Imagem de: iPhone: 11 dicas para você poupar ao máximo a bateria do seu smartphone

Passa ano, vem ano e a Apple lança um novo modelo no mercado, sendo que os aparelhos iPhone continuam consumindo muita bateria — o autor deste artigo é usuário do gadget e presencia essa situação desde o iPhone 4. Além do mais, os felizardos (?) que atualizaram os seus aparelhos para o iOS 7.1 – versão que possui a menor taxas de erros da história do sistema – relataram através do Twitter e da página de suporte da Apple que a atualização está consumindo ainda mais bateria.

Se o próximo iPhone seguir à risca o consumo de bateria dos seus antecessores, vamos ter praticamente duas horas de uso; ou seja, carregou, foi para o trabalho ou escola e acabou. Brincadeiras à parte — com um fundo de verdade —, com as dicas que vamos mostrar, você vai poder economizar de 15% a 30% de bateria, dependendo da quantidade de sugestões aplicadas.

Missão: economizar a bateria do iPhone

1. Diminua a iluminação da tela enquanto não estiver usando o aparelho. Acesse o ícone “Ajustes” do seu iPhone, localize a opção “Imagens de Fundo e Brilho”, desative o “Brilho automático” e ajuste-o manualmente.

2. A Siri, assistente pessoal da Apple, não precisa estar habilitada durante todo o tempo. Os comandos de voz podem consumir muito do seu valioso tempo de bateria. Para desativar essa ferramenta, acesse: “Ajustes”, “Geral” e “Siri” — deixe a chave conforme mostra a imagem abaixo.


3. O seu gadget não precisa baixar músicas, atualizações e aplicativos automaticamente, portanto, acesse “Ajustes”, “Itunes e App Store” e desabilite todas as transferências automáticas (inclusive gratuitas).

4. Você não precisa do seu iPhone vibrando por qualquer tipo de notificação. Para evitar que isso aconteça, acesse a ferramenta “Ajustes” e “Sons” para desativar as opções “Vibrar ao Tocar” e “Vibrar quando silenciado”.

5. Os “Serviços de Localização” usam GPS, dados de pontos de acesso WiFi e torres celulares para determinar sua localização aproximada – esta função engole a sua bateria sem dó. Vá em “Ajustes”, “Privacidade” e “Serv. Localização” para deixar a ferramenta inativa.

6. Um dos grandes responsáveis pelo alto consumo de bateria do seu aparelho é definitivamente a conexão 4G/3G. Quando não estiver utilizando o seu dispositivo da Apple, poupe o seu tempo de bateria depois de fazer a alteração disponível em “Ajustes” e “Celular” para desativar a rede móvel.

7. Nem sempre você está conectado à internet através de uma rede WiFi, mas saiba que o seu gadget está sempre procurando uma conexão sem fio. Vá em “Ajustes” e “Wi-Fi” para desabilitar a procura pela rede.

8. O seu celular precisa ser bloqueado o mais breve possível após o uso. A função bloqueio automático deve estar sempre configurada em “1 minuto” e, para isso, basta acessar “Ajustes”, “Geral” e “Bloqueio Automático”.


9. Assim como as dicas referentes às conexões WiFi e 4G/3G, o Bluetooth é outra ferramenta de comunicação sem fio que precisa ser desativada para que você consiga economizar um pouco mais da bateria do seu aparelho. Acesse “Ajustes” e “Bluetooth” para gerenciar o recurso.

10. O AirDrop, serviço de compartilhamento de arquivos via WiFi desenvolvido pela Apple, também precisa ser desabilitado para poupar o tempo de bateria do seu iPhone. Na tela inicial do dispositivo, arraste o seu dedo para cima para ter acesso ao menu mostrado na imagem abaixo. Pressione a ferramenta AirDrop e deixe-a inativa.

11. Você já reparou que o seu iPhone atualiza os emails automaticamente? Pois é, esse recurso também é um bom consumidor de bateria e deve ser desabilitado. Acesse ‘Ajustes”, “Mail, Contatos, Calendários”, “Obter Novos Dados” e "Push" para desativar a função.

Medidas extremas? Nem tanto

É claro que todas as dicas que informamos para a economia de bateria do seu aparelho não são medidas extremas. O que seriam essas medidas? Bem, habilitar o “Modo Avião” ou desabilitar os dados celulares poderia deixar o seu dispositivo praticamente inutilizável.

Se você realmente está precisando de muita bateria no iPhone, sugerimos uma capa recarregável ou até mesmo o desligamento do aparelho em alguns momentos. Mas diz aí, alguma vez na vida você já desligou o iPhone? Caso você tenha alguma outra sugestão para economizar bateria no smartphone da Apple, por favor, deixe-a em nossos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.