Apple também quer ajudar você a largar seu telefone enquanto dirige

1 min de leitura
Imagem de: Apple também quer ajudar você a largar seu telefone enquanto dirige

É realidade: as empresas, percebendo que o ser humano é incapaz de largar o smartphone até mesmo quando dirige, começaram a elaborar formas de forçá-lo a fazer isso. Primeiro foi o conceito (meio extremo) da Nissan e, ontem, durante a apresentação da WWDC, a Apple também mostrou como quer ajudar você a não olhar para o aparelho enquanto estiver no volante.

Ao mostrar o novo iOS 11, a Maçã falou brevemente sobre uma função interessante chamada “Do Not Disturb While Driving”, que vai ser ativada automaticamente a partir do momento que o Apple CarPlay entrar em ação. Ao parear o seu iPhone com a central de infotainment de um veículo compatível, o aplicativo vai usar a conexão Bluetooth para comunicar o smartphone de que você encontra-se em um veículo e, assim sendo, silenciar o aparelho de possíveis notificações.

O iPhone fica com a tela apagada e, caso você tente mexer bastante nele, uma imensa notificação de que o modo “Do Not Disturb While Driving” está ligado vai aparecer.

No caso de recebimento de uma mensagem de contatos marcados como favoritos, o iPhone enviará uma resposta automática dizendo que você está dirigindo no momento e que vai checar as mensagens quando chegar ao destino. Caso seja algo urgente, a pessoa poderá responder com um código que, aí sim, vai fazer com que apareça uma notificação para você.

Caso o pareamento seja feito por um passageiro, existe, claro, a opção de desligar a função e continuar usando seu iPhone sem qualquer preocupação – ou você pode fazer isso enquanto dirige e ser duplamente irresponsável: uma vez por usar o smartphone enquanto dirige e uma segunda por insistir nisso ao burlar uma função que tenta impedir que você faça besteira.

Apesar de que, como eu falei no caso da Nissan, seria muito mais fácil a gente... Sei lá, largar o smartphone por conta própria e focar na direção, talvez? Afinal de contas, os carros autônomos não devem demorar muito pra chegar, certo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.