iPhone perde o topo do mercado chinês pela primeira vez em 5 anos

1 min de leitura
Imagem de: iPhone perde o topo do mercado chinês pela primeira vez em 5 anos

Pela primeira vez em cinco anos, o iPhone não foi o smartphone mais vendido do ano no mercado chinês. Segundo dados divulgados pela Counterpoint Research, 2016 marcou o fim do reinado da Apple no país quando o iPhone 6s foi superado pelo Oppo R9 como o dispositivo mais popular entre os consumidores.

Embora ainda tenha vendido 12 milhões de unidades de seu produto (o Oppo R9 vendeu 17 milhões de cópias), a companhia da Maçã já vê a situação com certa gravidade. Isso porque a queda registrada vai contra a tendência de alta do mercado chinês, que aumentou em 6% no ano passado e chegou a incríveis 465 milhões enviados às lojas.

A queda registrada vai contra a tendência de alta do mercado chinês

Durante o período, a Oppo registrou um aumento de 109%. A tendência foi seguida por nomes como Vivo (aumento de 78%) e Huawei (21%). Enquanto isso, os carregamentos da Apple diminuíram em 21% no ano passado na China, fazendo com que ela só conseguisse superar a Xiaomi — que teve um declínio de 22%.

Segundo a Counterpoint, a Apple falhou ao não conseguir oferecer preços competitivos e ao não ter uma boa oferta de dispositivos com hardware intermediário. No entanto, a companhia afirma que a fabricante pode retomar parte do mercado caso o iPhone 8 aposte em uma tela OLED e em uma bateria generosa, características cada vez mais valorizadas por consumidores locais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.