Petição online tenta impedir Apple de trocar padrão de fones no iPhone 7

1 min de leitura
Imagem de: Petição online tenta impedir Apple de trocar padrão de fones no iPhone 7

Você já deve ter visto a notícia de que a Apple pode modificar o padrão dos fones de ouvido utilizados em seu próximo smartphone top de linha. Com isso, em vez dos habituais jacks 3.5 mm, teríamos o novo aparelho apenas com o conector Lightning — que traria mais possibilidade de redução de espessura e qualidade digital para as transmissões de áudio. Mas você deve imaginar que nem todos estão felizes com a possibilidade.

Caso realmente ocorra a mudança, muitos fones de ouvido existentes atualmente não vão servir nos novos iPhones — a menos que seja utilizado um adaptador, gerando encargos aos próprios consumidores. Mais do que isso, também há o risco de que ocorra um grande número de fones sendo deixados de lado, o que gera lixo eletrônico em larga escala — principalmente se analisarmos os reflexos disso em médio e longo prazo.

E é com base nesses dois argumentos — custos aos consumidores e consequências ao planeta — que um grupo criou uma petição online para impedir que a Apple realmente modifique os padrões nos iPhones. De acordo com os responsáveis pela ação, a Apple também precisa parar com a estratégia corporativa de tornar objetos obsoletos — lembrando a troca dos conectores antigos pelo atual padrão Lightning e citando o acúmulo de lixo causado pelo fato.

Vale dizer que as informações sobre o fim dos jacks ainda não foi confirmada pela Apple, sendo baseada apenas em rumores oriundos dos fabricantes asiáticos. Será que a empresa de Cupertino vai realmente mudar os padrões? Ou será que petições com essa vão fazer com que ela pense duas vezes antes de agir?

Quais são as suas expectativas para o iPhone 7 e 7 Plus? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.