iPhone 6S: o que esperar do novo smartphone top de linha da Apple

5 min de leitura
Imagem de: iPhone 6S: o que esperar do novo smartphone top de linha da Apple

No começo de junho, a Apple apresentou ao mundo todas as novidades que serão vistas no sistema operacional iOS 9. Como você deve saber, o sistema operacional ainda está em fase Beta, sendo que seu lançamento oficial deve ser coincidente com a chegada de novos aparelhos no mercado, os sucessores da atual geração de smartphones da fabricante, composta por iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

Mas o que podemos esperar destes novos aparelhos? Será que eles serão somente dois modelos ou existe uma surpresa a caminho? Confira agora mesmo o nosso apanhado de informações para saber quais são as grandes probabilidades em relação à próxima geração dos aclamados smartphones da Apple. Será que os iPhones estão prestes a receber uma grande novidade?

Os novos modelos

É quase impossível que a Apple anuncie um “iPhone 7” neste ano. A considerar os últimos anos da empresa, as grandes chances estão em “iPhone 6S” e “iPhone 6S Plus”. Estes dispositivos seriam a evolução natural do aparelho, contando com algumas atualizações de hardware — que nós abordamos com mais detalhes logo à frente — e pequenas melhorias.

Mas existe outra possibilidade ainda pouco clara para o mercado internacional. Alguns rumores de fontes ligadas à Apple apontam para a chegada de um smartphone com dimensões reduzidas: o iPhone 6C. Ele seria uma resposta da fabricante aos consumidores que não se adaptaram às telas maiores, chegando com cerca de 4 polegadas e um design similar ao visto no iPhone 5C.

Caso este aparelho seja confirmado, é bem provável que a Apple o coloque no mercado com o hardware visto na atual geração de dispositivos e o trate como uma opção de baixo custo para os consumidores. Se isso vai mesmo acontecer, só saberemos quando a própria Apple realizar os anúncios oficiais.

Mudanças no design

Como já dissemos, o iPhone 6S deve ser uma evolução natural da atual geração, mas isso não significa que ele chegará ao mercado com o design idêntico ao dos atuais aparelhos. É claro que não estamos falando sobre mudanças radicais no layout dos dispositivos, mas não podemos descartar a possibilidade de que os novos iPhones cheguem ao mercado com novas cores.

De acordo com o site Apple Insider, o novo iPhone deve contar com uma nova opção “Rose Gold” — chegando pronta para competir com os modelos dourados do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge. Existe também outra possibilidade, ainda que menos provável... Cogita-se a chance de a Apple lançar um dispositivo de luxo similar ao “Apple Watch Edition”, com acabamento em ouro e preços bem elevados.

[atualizado em 01/07/2015]

Surgiram novas imagens que supostamente são do novo iPhone 6S. Como você pode ver na galeria abaixo, o novo aparelho não terá diferenças na estrutura externa, mas traz alguns pequenos ajustes nos encaixes internos.

Novo hardware

O iPhone 6 ainda utiliza 1 GB de memória RAM, e muitos consumidores afirmam que isso é o bastante para a execução do iOS. Mesmo assim, por estratégias de mercado, é bem possível que a fabricante anuncie o novo modelo com 2 GB de memória — ficando menos distante dos principais nomes do Android, que já apresentam 3 GB e até 4 GB em alguns casos mais específicos.

Em relação aos processadores, não há muitas dúvidas de que a fabricante vá trazer o Apple A9 para os novos aparelhos. Também sem grandes surpresas, ele será apresentado com recursos para melhoria no processamento central e gráfico, sendo ainda responsável por uma redução no consumo de energia. As únicas dúvidas estão nos valores que isso vai representar oficialmente.

Nas outras configurações do aparelho, devemos ver uma bateria um pouco mais robusta, mas nada que realmente se sobressaia nas novidades.

Force Touch

O sistema Force Touch foi introduzido pela Apple nos relógios Apple Watch e agora deve ser levado também para os iPhones. Caso você não saiba, o recurso permite que os consumidores configurem o aparelho para que ele interprete diferentes níveis de pressão na tela, sendo que isso pode resultar em diversas ações distintas.

O Force Touch também já pode ser visto no Macbook e você pode conferir aqui como isso funciona com mais detalhes. Nos iPhones, a tecnologia deve permitir que os consumidores tenham acesso a uma série de comandos mais completos do que nos outros dispositivos — pois os smartphones podem usar o sistema tanto nos comandos básicos quanto nos aplicativos.

Tela

Nas versões principais — iPhone 6S e 6S Plus — do smartphone, é bem pouco provável que haja alguma mudança em resolução e tamanhos de tela. Mas existem alguns rumores surgindo acerca do material utilizado para a construção das telas. Há quem ainda aposte nos materiais de cristal Sapphire, mas poucos especialistas acreditam que a Apple volte a falar nessas telas para smartphones — lembrando que alguns modelos do Apple Watch utilizam esse material.

Agora, o que deve acontecer com a nova versão do iPhone é a instalação do sistema mais recente da Corning, o Project Phire. A fabricante promete que isso traz a mesma proteção dos cristais Sapphire, mas com um custo de fabricação mais baixo e muito mais facilidade na manufatura.

Melhorias na câmera

Desde a chegada da primeira versão dos iPhones, a Apple é reconhecida por produzir smartphones com câmeras de alta qualidade. Não há uma edição dos dispositivos que não tenha sido citada entre os melhores “câmera-phones” dos anos em que foram lançados e isso deve acontecer novamente em 2015, assim que os iPhones 6S e 6S Plus forem anunciados oficialmente.

Isso exige melhorias a cada versão. Por causa disso, são grandes as chances de que o sensor dos novos iPhones seja um pouco melhor do que o visto anteriormente. Estima-se que a Apple apresente a câmera do novo iPhone com 12 megapixels (em vez dos 8 atuais), mas ainda não se sabe o que mais haveria de mudanças nos recursos de captura.

Quando ele será confirmado?

É claro que ainda é cedo para que possamos dizer quando a Apple vai colocar os novos aparelhos no mercado, mas já existem rumores contundentes sobre a revelação deles. Estima-se que o anúncio oficial aconteça em setembro, mas o dia ainda é uma grande incógnita. Você faria alguma aposta em relação a isso?

.....

Importante: este artigo poderá ser atualizado no decorrer das próximas semanas, de acordo com o surgimento de novas informações.

(Ultima atualização: 30 de junho de 2015)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.