iPhones reparados fora da rede da Apple podem ficar totalmente bloqueados

1 min de leitura
Imagem de: iPhones reparados fora da rede da Apple podem ficar totalmente bloqueados
Imagem: iMore

Donos de iPhones 6 que tiveram seus aparelhos reparados fora da rede de assistência autorizada da Apple estão enfrentando um problema bem complicado depois de realizarem a atualização para o iOS 9. Os smartphones começaram a apresentar um “erro 53” e, logo em seguida, ficaram completamente travados, sem utilidade alguma.

Isso estaria acontecendo com pessoas que trocaram o botão home de seus iPhones depois de os terem danificado junto com a tela do aparelho, como numa queda de uma altura considerável. Assistências não autorizadas até conseguem substituir o botão home com o Touch ID integrado, mas podem colocar peças falsas ou simplesmente não realizar um novo pareamento do software com o hardware do botão.

Pareamento entre software e hardware

Segundo a Apple, esse pareamento é necessário para que algum criminoso ou espião não consiga simplesmente trocar o Touch ID de um iPhone e desbloquear todo o conteúdo do dono presente no aparelho, uma vez que a chave de decodificação da impressão digital fica armazenada em nível de hardware no botão home.

Contudo, as pessoas que têm comentado sobre o problema especificaram que esse erro só começou a aparecer quando atualizaram seus iPhones para o iOS 9. Ou seja, o aparelho só percebeu a “brecha de segurança” depois de ser atualizado para uma nova versão do sistema operacional.

Sem volta

Até o momento, a Apple não disse se é possível consertar os smartphones de pessoas que tiveram seus dispositivos bloqueados pelo erro 53, mas esse tal aviso não é novo. Desde o iOS 8.3 coisas parecidas têm acontecido.

De qualquer forma, se você teve o botão home do seu iPhone substituído fora de uma loja autorizada pela Apple, não atualize seu smartphone para o iOS 9. Por enquanto, o problema não parece ter solução.

Você já consertou seu iPhone em uma assistência paralela? Sabia que isso pode “brickar” o celular? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.