Mal o iPhone 6 chegou às lojas dos Estados Unidos e já é possível encontrar os famosos “clones” que emulam quase que perfeitamente as características do smartphone da Apple — ao menos no que diz respeito ao seu visual. Apesar de semelhantes ao original, basta lidar alguns momentos com esses produtos para perceber que, em vez do iOS, praticamente todos eles rodam alguma versão do Android.

Um dos casos mais emblemáticos é o Goophone i6, que chegou ao mercado antes mesmo do produto oficial. Baseada em Shenzen, mesma província chinesa que abriga uma das plantas da Foxconn (fabricante oficial dos produtos Apple), a Goophone Technology tomou como base documentos chamados “mapas de conceito” para criar e lançar seu aparelho.

Com os dados relacionados às ideias que deviam ser aplicadas no smartphone, a companhia contratou uma empresa de design que construiu modelos do aparelho. Em seguida, uma fábrica de moldes produziu chassis enquanto uma terceira iniciou a construção de uma placa-mãe adaptada ao modelo.

Depois de encontrar fornecedores de câmeras, telas, baterias e outros componentes, restou à Goophone reunir esses elementos de forma a criar um aparelho funcional. A localização da empresa foi essencial para essa empreitada, visto que Shenzen é um polo importante de fabricantes de componentes para a indústria de gadgets. Para completar, foi necessário somente realizar mudanças na aparência do Android para que ele se parecesse com o iOS para, enfim, lançar o produto nas lojas.

Cupons de desconto TecMundo: