Feliz é aquele que nunca derrubou o celular no chão. Mais feliz ainda é aquele que já o derrubou, mas, por sorte, nada aconteceu. E, como atualmente não dá para falar de smartphones sem mencionar os novos iPhones, esta parece ser a ocasião perfeita para tratarmos de uma pequeno ajuste feito no sistema da Apple através do jailbreak.

A modificação em questão faz com que o aparelho, todas as vezes que estiver caindo, emita o famigerado Grito Wilhelm, efeito sonoro muito utilizado em produções cinematográficas (e bastante perturbador). Este ajuste está sendo chamado de “FreeFall” e utiliza o acelerômetro para determinar quando este tipo de evento (a queda) acontece.  Confira uma demostração no vídeo abaixo:

Os desenvolvedores dessa “solução”, inclusive, acabaram de lançar uma atualização (disponível neste link do GitHub) permitindo modificar o som emitido pelo aparelho no momento da queda. Com o update, também é possível alterar algumas configurações para que o recurso funcione de acordo com ajustes do dono do dispositivo.

Porém, o desejo de todos deve ser nunca precisar ouvir esse grito com muita frequência, que provavelmente seria acompanhado de outro por causa do desespero de ver a tela do celular trincada. E o pior seria se você acabou de comprar o aparelho e está dando um entrevista para a televisão. 

Cupons de desconto TecMundo: