Ranking de aparelhos menos nocivos à saúde coloca iPhone 5 em posição privilegiada (Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)

Todos sabem que celulares podem causar efeitos negativos na saúde a longo prazo, devido aos componentes químicos utilizados em vários partes dos aparelhos. Em parceria com a empresa HealthyStuff, o site iFixit realizou uma pesquisa com 36 smartphones diferentes, analisando seus componentes e criando a tabela que você vê acima, que indica de forma decrescente qual gadget apresenta maior risco para a saúde do consumidor.

Como é possível observar, o iPhone 5 (assim como o iPhone 4S) está no grupo dos menos nocivos entre os testados, ao lado de aparelhos categorizados pelas próprias fabricantes como smartphones ecológicos (a exemplo do Samsumg Evergreen). Em contrapartida, o iPhone 2G se mostrou como o mais perigoso entre os analisados, obtendo pontuação máxima na classificação de quantidade de produtos químicos tóxicos.

É interessante notar também que o estudo aponta uma grande inconsistência por parte das fabricantes no que diz respeito ao uso desses componentes químicos; ao mesmo tempo em que a Samsumg e a Palm fazem os aparelhos menos nocivos à saúde, elas também são responsáveis por alguns dos mais perigosos.

Fonte: iFixit

Cupons de desconto TecMundo: