Um app de meteorologia bastante conhecido entre usuários do iOS, o Dark Sky, acabou de ganhar suporte a uma nova função dos iPhones 6 e 6 Plus: o barômetro embutido nesses aparelhos. Originalmente, a Apple resolveu incluir essa ferramenta nos seus dispositivos para determinar a altitude aproximada deles, mas o app em questão pretende usar isso para melhorar a previsão do tempo.

A intenção é formar uma rede de usuários que poderão medir a pressão ao seu redor o tempo todo e enviar essas informações para uma central de processamento. Com isso, o app poderá trazer previsões de chuva, ventania e outros fenômenos bruscos com antecedência e com localização mais precisa.

Isso, entretanto, não é exatamente uma novidade, o WeatherSignal, por exemplo, já trabalha com o recolhimento de dados dos barômetros de smartphones há algum tempo. Contudo, esse app não se limita a iPhones 6 e 6 Plus, uma vez que, no Android, ele já recolhe dados barométricos há alguns anos. Ainda assim, a ideia nessa segunda ferramenta é exatamente e mesma do Dark Sky.

Por enquanto não há registros sobre a possibilidade dessas leituras colaborativas da pressão atmosférica estarem realmente colaborando com uma previsão do tempo mais precisa em regiões com bastante usuários. Ainda assim, pesquisadores de instituições como a Universidade de Washington, nos EUA, já trabalham com esses dados para encontrar uma forma de usá-los nas previsões meteorológicas oficiais.

Cupons de desconto TecMundo: