Um novo bug está causando dor de cabeça nos usuários do iPhone. Através dele é possível enviar uma mensagem com cartacteres especiais que trava diversos aplicativos, entre eles o Whatsapp, o Facebook Messenger, entre outros programas semelhantes.

A falha foi descoberta menos de uma semana depois que outro bug afetou o sistema operacional móvel da Apple, permitindo que uma mensagem travasse todo o sistema, fazendo com que ele reinicie sozinho.

Ao receber a mensagem, o iPhone reinicia sozinho. Mas apesar do problema parecer grave, ele não é, já que o sistema não sofre nenhum dano. E isso só acontece com a última versão do sistema operacional, a iOS 8, que estejam configurados para receber notificações em estilo banner e a pré-visualização de mensagens ativada.

O bug acontece devido a maneira com que o iOS processa textos Unicode. O sistema de notificações da nova versão do sistema é incapaz de processar o conjunto de caracteres específico, causando pane no sistema e reiniciando-o.

Como resolver o problema

Apesar de não haver uma solução oficial, você pode realizar alguns passos para evitar que o seu aparelho seja afetado, ainda mais agora que tanta gente sabe da falha. O primeiro passo é desabilitar as notificações de mensagens no celular, já que a visualização do conteúdo é suficiente para congelar o iPhone. 

Para isso, siga até Ajustes.  Depois entre em Notificações, Mensagens e desative a opção Permitir notificações, mostrada na imagem abaixo:

Caso você já tenha recebido a mensagem, o jeito é fazer ela desaparecer da tela. Para isso, mande um texto bem grande ou uma imagem, seja para você mesmo ou para o contato que pregou uma peça no seu aparelho. Isso fará com que a mensagem não seja carregada e o problema desapareça.

Cupons de desconto TecMundo: