A Apple está animada para a chegada do evento WWDC 2015, em junho, e não é só por conta da possibilidade de revelação do sistema operacional móvel iOS 9. De acordo com fontes do site Redmond Pie, a empresa não segura a ansiedade para confirmar que a versão é praticamente impossível de ser desbloqueada pelo processo conhecido como jailbreak.

A técnica se chama Rootless ("sem root", em tradução livre, e uma brincadeira com "ruthless", que significa impiedoso) e faz com que até mesmo usuários de nível Administrador não consigam acesso a certos arquivos do sistema dos gadgets da Apple. O novo sistema funciona tanto no Mac quanto no iOS, mas é impossível de ser desligado na versão para tablets e celulares.

Antes do Rootless, falhas de sistema no iOS garantiam o acesso e a personalização de certos arquivos no sistema, permitindo o jailbreak. Agora, ele terão muito mais trabalho do que o normal ao buscar um método completamente novo — e sem saber se realmente conseguirão. A comunidade de jailbreaks não será a única afetada, já que fechar essas portas também impede malwares e aumenta a segurança de dados sensíveis e importantes.

Os rumores sobre a novidade na segurança só surgiram agora, mas não se sabe se ela já será implementada na próxima versão. Vale lembrar que, segundo o 9 to 5 Mac, tanto o iOS 9 quanto o OS X 10.11 terão menos adições externas e mais melhorias por debaixo dos panos, o que reforça a ideia da existência do Rootless.

Cupons de desconto TecMundo: