iOS: veja como a plataforma da Apple evoluiu visualmente ao longo dos anos

2 min de leitura
Imagem de: iOS: veja como a plataforma da Apple evoluiu visualmente ao longo dos anos
Imagem: Deviat Art

O iOS foi introduzido inicialmente como “iPhone OS” pela Apple em 2007 com o lançamento do primeiro iPhone. Na época, a plataforma não tinha nem mesmo uma loja de apps, e seu maior atrativo era o fato de a interface ser totalmente otimizada para toque. Em 2008, a Maçã reviu alguns conceitos e introduziu a App Store, uma das lojas de apps de maior sucesso até hoje.

Relembrando cada grande passo do iOS até os dias de hoje, o pessoal do Phone Arena selecionou algumas imagens para ilustrar como o SO móvel evoluiu ao longo dos anos. Confira agora como a plataforma envelheceu, acumulou novas funções e recebeu novos visuais.

iPhone OS

A primeira versão do SO se destacou por trazer um teclado virtual realmente otimizado para toque e uma interface diferente do que havia em 2007.

iOS 2

Com o lançamento dessa versão, em 2008, a Apple introduziu a App Store ao iOS. Isso permitiu que desenvolvedores criassem aplicações extra para o smartphone.

iOS 3

Em 2009, a Apple resolveu rechear o SO com pequenas novas funções que hoje parecem elementares, como gravação de vídeo, edição de vídeo, MMS, comandos de voz, copiar/colar, modo paisagem para o teclado e vários outros itens.

iOS 4

Em 2010, a Apple promoveu a primeira revolução visual no iOS. O sistema passou a permitir aos usuários inserir wallpapers personalizados, e praticamente todos os ícones e menus foram modernizados. A função multitarefa foi introduzida, e o primeiro iPhone deixou de ser compatível com as novas versões do software.

iOS 5

Em 2011, o iOS recebeu mais de 200  novas funcionalidades, mas não recebeu praticamente nenhuma mudança visual. As funções mais interessantes foram a presença da Central de Notificações, da Siri, do iMessage, do iCloud e vários outros.

iOS 6

Essa versão do SO foi lançada em 2012 pela Apple com a Siri mais inteligente sendo a grande novidade. Novas funcionalidades menores também foram introduzidas, mas o que realmente marcou essa versão foi o fiasco do Apple Maps. A maçã resolveu abandonar o Google Maps em detrimento de um app proprietário, que se mostrou tão inferior ao da Google que virou piada por muito tempo.

iOS 7

Lançado em 2013, o iOS 7 foi a redenção da Apple em relação a seu SO. Os problemas com os mapas e outros apps antes pré-instalados foram resolvidos, e uma nova interface foi desenvolvida. Essa foi a maior revolução visual do iOS, que finalmente passou a ter um design moderno como seus concorrentes.

iOS 8

Lançado no ano passado, o iOS 8 foi basicamente um melhoramento do iOS 7. As primeiras versões do software trouxeram várias dificuldades para os usuários de iPhones antigos, mas a Apple conseguiu resolver a situação com atualizações semanas depois do lançamento inicial.

O destaque do iOS 8 foi a tão esperada “abertura da plataforma”, que ficou mais parecido com o Android em questão de personalização, permitindo apps de terceiros substituírem o teclado, controlarem a câmera e integrarem dispositivos extras mais avançados aos iPhones e iPads. As funções de continuidade também marcaram presença para integrar o iOS ao OS X Yosemite.

Espera-se que a Apple libere o iOS 9 na segunda metade deste ano antes do lançamento da próxima geração de iPhones. Pouco se sabe sobre o vindouro SO, mas você pode conferir mais detalhes sobre rumores aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.