Quando introduziu a nova API gráfica do iOS durante a WWDC 2014, a Apple não parou de dizer o quanto a tecnologia ajudaria no desenvolvimento de games com melhores gráficos para iPhones. Mas a empresa é suspeita — e o elogio vale bem mais quando vem de fora.

De acordo com a equipe por trás da Unity, uma das engines mais utilizadas por jogos independentes e de dispositivos móveis, a API Metal torna possível "conseguir um realismo, detalhes e interatividade nunca antes atingidos".

Isso é possível graças às funções de economia de espaço nos processamentos gráfico e central permitida pela Metal, dando mais controle de recursos aos desenvolvedores. "Baseados nos nossos testes até agora, vimos a API mais o driver atingir porcentagens pequenas de tempo de stress na CPU. Essa é uma melhoria enorme em comparação com os 15% a 40% que acontecia antes", explica a Unity.

Os benefícios da baixa sobrecarga da CPU são inúmeros, como melhor física em games, uma lógica de jogabilidade mais complexa e maior quantidade de objetos na tela — sem contar a economia de bateria. O Metal deve ser lançado no final do ano com a atualização iOS 8 e a Unity Engine já tem planos de suporte para a API.

Cupons de desconto TecMundo: