Com o iOS 8 batendo na porta dos consumidores — ele já foi anunciado oficialmente e deve chegar aos aparelhos nos próximos meses —, finalmente foi lançada uma ferramenta de Jailbreak para o iOS 7.1.1. Trata-se de um desbloqueio disponível para Windows e Mac OS X, conseguido pelo grupo chinês Pangu. A novidade foi anunciada neste final de semana e vem gerando uma série de controvérsias.

O Jailbreak ainda não foi testado por grandes especialistas no assunto e alguns deles afirmam que o risco de instalar a aplicação é grande. O grupo Pangu permaneceu anônimo até a publicação do Jailbreak e os métodos utilizados para o desbloqueio do iOS parecem não agradar a muita gente. Segundo Stefan Esser (@ion1c), o Jailbreak foi programado sobre vulnerabilidades do iOS, o que pode ser corrigido em pouco tempo.

Essas correções podem não ser apenas da Apple; como o Pangu deixou públicas as vulnerabilidades, hackers também podem se aproveitar delas para fins ilegais. Além disso, o fato de o grupo ser desconhecido gera algumas dúvidas acerca da possibilidade de haver códigos maliciosos no Jailbreak — apesar de nada desse tipo ter sido comunicado até agora. Se você quer se arriscar, pode baixar os softwares no site do Pangu.

Cupons de desconto TecMundo: