Kernel do iOS consegue rodar em um Nokia N900

1 min de leitura
Imagem de: Kernel do iOS consegue rodar em um Nokia N900

Núcleo do iOS é plenamente funcional em um N900 (Fonte da imagem: Reprodução/Winocm)

É sabido por todos que a Apple simplesmente não quer nem saber de disponibilizar seus sistemas operacionais para outras fabricantes de hardware, a fim de proteger a exclusividade de seus aparelhos. Ainda assim, o desenvolvedor Winocm conseguiu portar o kernel do iOS para um aparelho não fabricado pela Maçã, mais especificamente um Nokia N900.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Obviamente, isso não quer dizer que o sistema operacional mobile da empresa está completamente funcional no dispositivo. Você já pode perceber isso pela imagem que abre essa notícia, em que não é possível ver qualquer interface de usuário no dispositivo da finlandesa ou tarefas sendo executadas.

Esse código que Winocm conseguiu fazer funcionar no aparelho é conhecido como Kernel XNU, desenvolvido pela Apple há mais de dez anos para ser o coração de seus sistemas operacionais. Ou seja, o OS X e o iOS foram construídos em cima disso que está rodando no N900.

O desenvolvedor ainda comentou que é possível fazer esse kernel rodar em vários outros aparelhos com hardware compatível. Assim, se você quer saber mais sobre o procedimento utilizado por ele e quais outros dispositivos são capazes de rodar o núcleo dos SOs da Maçã, dê uma olhada no blog que ele utiliza para publicar suas conquistas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.