Ferramenta escondida no iOS 7 controla iPad com movimentos da cabeça

1 min de leitura
Imagem de: Ferramenta escondida no iOS 7 controla iPad com movimentos da cabeça

Controles assistivos podem ser configurados de várias formas. (Fonte da imagem: Arquivo/Tecmundo)

A Apple liberou a versão de testes do iOS 7 para desenvolvedores há algumas semanas, mas só agora alguns segredos do sistema começaram a aparecer. Um desenvolvedor estava vasculhando as configurações de seu iPad quando, de repente, descobriu ser possível ativar comandos com a cabeça para interagir com o aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade não foi comentada pela empresa na apresentação na WWDC deste ano e é possível imaginar o porquê. A função não está completamente operacional e, em nossos testes, apresentou alguns problemas para reconhecer nossos movimentos para avançar e retroceder menus.

Na verdade, esses movimentos com a cabeça podem ser ativados para vários tipos de comandos e não apenas o avançar e retroceder. O truque funciona a partir do sensor de presença da câmera do iPad e, segundo relatos, também pode funcionar em iPhones.

Como configurar

Se você está utilizando a versão preliminar do iOS 7 em seu gadget, vá nos “Ajustes”, escolha a seção “Acessibilidade” e procure o menu de “Controle assistivo”. Ative a função no topo da tela e adicione novos comandos. Depois de escolhê-los, basta definir se quer utilizá-los com o movimento de cabeça para a esquerda ou direita.

A tecnologia é muito similar ao que vemos no Kinect, por exemplo, mas ainda se mostra pouco desenvolvida. Mesmo assim, podemos inferir que, se a Apple já liberou a função para testes, é sinal de que na versão final do SO isso esteja plenamente funcional.

É interessante notar ainda que a função apareceu depois de a Samsung apresentar seu Galaxy S4 com variados comandos do tipo. Um deles é o que pode rolar páginas identificando o movimento dos olhos de uma pessoa, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.