Primeiras impressões: iOS 7 [video]

6 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: iOS 7 [video]

Na última semana, a Apple anunciou durante o WWDC 2013 o lançamento do iOS 7, a mais nova versão do SO mobile da empresa. Longe de mostrá-lo com uma revolução, a empresa foi mais contida e limitou-se a dizer que esta é a maior modificação já feita no sistema operacional desde o seu lançamento, em 2007.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O iOS 7 ainda não está disponível para o consumidor final. Essa liberação deve acontecer apenas no mês de setembro, mas ainda não há uma data oficial confirmada. No entanto, no mesmo dia do anúncio, a Apple liberou uma versão beta para desenvolvedores. Nós tivemos acesso a essa versão, e o que você confere nessa prévia são as nossas primeiras impressões sobre as modificações.

Vale lembrar que esta não é uma análise e, por se tratar de uma versão beta, é normal que alguns pequenos bugs apareçam em algumas funções. Algumas características, como um maior consumo de bateria mesmo no iPhone 5, podem (e devem) ser trabalhadas até o lançamento da versão final.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Compatibilidade

A maior parte da linha de aparelhos da Apple será compatível com o iOS 7. Entre os smartphones ele estará disponível para iPhone 4, iPhone 4S e iPhone 5. Já no caso dos tablet, a compatibilidade será com o iPad 2, o iPad 3, o iPad 4 e o iPad Mini. Por fim, o novo sistema operacional será compatível também com o iPod Touch, mas somente nos modelos da quinta geração em diante.

Visual completamente renovado

Pela primeira vez desde que foi lançado, o iOS se parece com outro sistema operacional. As mudanças estão nas fontes, nas cores e no estilo dos ícones. Em termos visuais, o SO está mais colorido e transparece um aspecto minimalista. A abertura e fechamento de apps também ganhou uma animação no estilo zoom in e zoom out.

Mudanças mais significativas

Além das novidades em termos visuais, o iOS 7 também deve trazer para o público novas funções. Se por um lado elas não são inovadoras, por outro podem significar uma evolução natural do sistema operacional. Não há nada inédito ou revolucionário, mas certamente os recursos apresentados serão bem-vindos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Câmera

Os recursos de câmera foram aprimorados de forma considerável. Agora, antes de capturar uma imagem, você pode escolher com mais facilidade entre as funções HDR e Panorama, além do recurso Square, que permite tirar fotos quadradas. No canto inferior direito estão disponíveis 9 filtros, cuja aplicação pode ser visualizada em tempo real.

Fotos

O app de fotos ganhou novidades em termos de organização. A partir de agora, as fotos listadas no “Rolo da Câmera” são categorizadas de forma automática. Essas categorias incluem itens como data, país, cidade e, em alguns casos, até mesmo bairros em algumas localidades, desde que você habilite a localização.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Control Center

A exemplo do que já existia no Android e em algumas modificações disponíveis para iOS, o Control Center finalmente se torna oficial para a Apple. Deslizando o dedo na tela de baixo para cima, o novo menu – que não é customizável – exibe algumas funções de acesso rápido, que devem facilitar a configuração de certos itens.

Na primeira linha há cinco ícones: modo avião, WiFi, Bluetooth, não perturbe e rotação automática de tela. Na segunda linha é possível controlar a intensidade de brilho. Na terceira linha você tem acesso rápido a um controle na execução de músicas, com os recursos de volume, avançar, retroceder e pausa.

Uma quarta linha permite ativar ou desativar o recurso Air Drop. E, por fim, na última linha, é possível habilitar ou acessar as funções lanterna, relógio, calculadora e câmera.

Multitarefas

Outra novidade significativa do iOS 7 é o sistema de multitarefas. Pressionando duas vezes o botão home, você tem acesso à lista de aplicativo em execução e pode navegar com mais facilidade entre eles. Para acessar um aplicativo, basta clicar sobre ele. Para encerrá-lo, basta arrastá-lo para cima.

iTunes Radio

Uma das principais novidades da Apple juntamente com o iOS 7 é a iTunes Radio. Infelizmente, ao menos por enquanto, o serviço de rádio online da Apple está disponível apenas nos Estados Unidos, de forma que não é possível testar a funcionalidade por aqui nem mesmo com uma conta de desenvolvedor. Além disso, o visual do player foi modificado para se adequar ao novo padrão visual.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Air Drop

Compartilhar conteúdo de forma instantânea com aqueles que estão próximos, desde que eles também possuam um aparelho com o Air Drop. Essa é a proposta da ferramenta, uma espécie de BlueTooth específico para os dispositivos com iOS 7.

Central de Notificações

A Central de Notificações teve o visual renovado e ganhou alguns novos recursos. Além de exibir atualizações de suas redes sociais, apps e contas de email, agora é possível integrar informações do calendário e da previsão do tempo, ampliando a utilidade da ferramenta.

Atualização automática de apps

Esqueça as atualizações de apps manuais. A partir de agora, as novidades disponibilizadas em seus apps serão atualizadas automaticamente. Você pode configurar como quer que essas atualizações aconteçam, se via 3G e WiFi ou apenas via WiFi.

Outras mudanças

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Telefone

O app de telefone, que permite que você faça ligações, recebeu apenas um novo visual. Os números agora seguem o padrão de fontes do novo SO.

Mail

Mais um aplicativo que teve o visual completamente renovado. Entretanto, nada de mudanças em termos de funcionalidades.

Safari

O navegador da Apple ganhou um sistema mais inteligente de gerenciamento entre abas. O modo de exibição de conteúdo em tela cheia também foi aprimorado e o browser está mais rápido.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Mensagens

Além do visual renovado, o iMessage ganhou um atalho adicional no canto superior direito. A partir de agora, enquanto conversa com um dos seus contatos, você pode ter acesso direto a outros recursos. Clicando em “Contato”, são disponibilizadas as funções “Ligar”, “FaceTime” e “Dados”.

Calendário

Outro item que ganhou uma mudança visual significativa. Em vez dos números em preto sobre um fundo cinza, agora os caracteres tiveram sua fonte suavizada e são exibidos sobre um fundo branco. A sensação que se tem é a de mais espaço na tela, com a informação distribuída de maneira mais inteligente. Um novo recurso no app é a adição de uma busca para localizar eventos.

Tempo

O app que mostra a previsão do tempo também teve o seu visual completamente renovado. Em termos funcionais nada mudou, mas na exibição da condição climática agora é possível conferir algumas animações.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Relógio

A única novidade no app Relógio é de caráter visual. As funções permanecem exatamente as mesmas.

Notas

Da mesma forma, a única novidade no app Notas é de caráter visual. O fundo amarelo das páginas com letras cursivas deu lugar a uma página com fundo branco, mais sóbrio, e cuja escrita é feita com uma fonte mais séria.

Lembretes

O app “Lembretes” teve o visual renovado e agora permite exibir tópicos programados para aparecer em uma determinada data.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Banca

Além de ter o ícone e o visual renovados, a Banca também apresenta agora uma novidade simples, mas que deixará muitos usuários do iPhone felizes: a partir de agora o app pode ser colocado dentro de uma pasta, algo que era impossível até então.

Contatos

O app de contatos praticamente não ganhou novidades e teve apenas o seu visual renovado. Na guia FaceTime, há um atalho direto para conversas que utilizem apenas áudio.

FaceTime

Com visual renovado, o FaceTime ganhou uma nova função. Agora, além de poder realizar chamadas em vídeo entre aparelhos com iOS, é possível fazer chamadas apenas em áudio, como se fossem ligações.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Ajustes

A guia de ajustes também teve o seu visual renovado e tudo é exibido agora em duas cores: azul e preta. A novidade aqui fica por conta do acesso à Central de Controle, que antes nem sequer existia. As Notificações passam a se chamar Central de Notificações, mas as funções permanecem sendo as mesmas.

Pastas

Com visual renovado, a novidade nas Pastas agora é que é possível incluir mais de 12 aplicativos. Com isso, são abertas novas páginas dentro de uma mesma pasta, evitando que você precise criar várias delas com conteúdo similar.

Siri

O assistente pessoal da Apple foi aperfeiçoado e agora está um pouco mais eficiente. Além da melhoria de software, o visual também foi completamente remodelado. Há ainda opções para escolher uma voz masculina e uma voz feminina como resposta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.