Muitos dos donos de iPads ficaram decepcionados quando o evento de anúncio do iOS 8 não citou nada parecido com a divisão de telas para aplicativos no tablet. Era esperado que o recurso fosse mostrado na WWDC deste ano, mas a conferência da Apple passou bem longe de qualquer funcionalidade que seja similar a isso. Mas se você é um dos usuários que ficou triste com isso, é bom saber que nem tudo está perdido.

Um desenvolvedor chamado Steve Troughton-Smith descobriu um código no iOS 8 que faz claras referências à possibilidade de aplicativos dividirem a tela dos tablets e continuarem ativos ao mesmo tempo. De acordo com ele, hoje o código permite que cada aplicativo ocupe metade da tela — com algumas opções limitadas de redimensionamento —, mas talvez no futuro isso seja mais personalizável para todos os consumidores.

O vídeo que está no topo desta notícia é do próprio Steve Troughton-Smith. Ele afirma que as imagens foram feitas a partir do iOS 8 que ele instalou no próprio iPad. É possível ter uma clara ideia de como será o funcionamento do novo recurso assim que ele for colocado em funcionamento oficialmente. Nas imagens não é mostrado um segundo app rodando, mas é bem fácil imaginar como será isso.

A expectativa agora é de que a Apple mostre o recurso em uma conferência de imprensa que deve acontecer entre os meses de setembro e outubro.  As maiores chances de vermos isso sendo anunciado oficialmente estão no lançamento dos próximos iPads. Será que dividir a tela entre diferentes aplicativos pode ser uma boa ideia para os consumidores de tablets?

Cupons de desconto TecMundo: