Beta do iOS 10.3.2 dá susto em donos de iPhone 5 e 5c [atualizado]

2 min de leitura
Imagem de: Beta do iOS 10.3.2 dá susto em donos de iPhone 5 e 5c [atualizado]
Imagem: iMore

Atualizado: felizmente, para os donos dos últimos aparelhos 32 bits a receberem suporte ao iOS mais recente, o iPhone 5 e o iPhone 5c devem continuar sim a contar com atualizações de sistema por parte da Apple – pelo menos durante o futuro próximo. Inicialmente, a versão de testes do iOS 10.3.2 não contemplava esses celulares e deixava em xeque o seu update. O Beta 2 da plataforma, porém, lançado há alguns dias, esclareceu o mal-entendido e voltou a poder ser instalado nesses gadgets.

Caso tenha ficado curioso com todo o rebuliço que isso poderia ter causado dentro da base de usuários da Empresa da Maçã, basta conferir abaixo a notícia original:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

--

Se as últimas informações a respeito do próximo update do iOS estiverem corretas, a Apple pode dar um golpe forte em uma parte da sua base de usuários. Isso porque o beta do iOS 10.3.2 pode colocar em prática uma manobra pouco usual para a companhia: utilizar uma atualização simples da plataforma para encerrar o suporte à parte dos dispositivos da marca.

Em geral, esse tipo de procedimento é feito quando uma nova versão numerada do sistema operacional é lançada e acaba jogando para escanteio os aparelhos mais antigos da linha. Até aí tudo bem. Afinal, ninguém aí achou que aquele iPhone 4s fosse durar para sempre, não é mesmo? O problema com os releases mais recentes do iOS é que ambos descartam completamente os gadgets 32 bits.

iOS 10 pode estar dizendo tchau para dois celulares da Apple

O que isso significa? Bem, basicamente que o update pode estar fora do alcance dos donos de celulares como iPhone 5 e iPhone 5c – os últimos aparelhos 32 bits a terem suporte oficial ao iOS 10. Algo assim nunca aconteceu antes e pode deixar na mão mais de 43,7 milhões de usuários da marca, um número que não tão pequeno para esse mercado. A estimativa é que a dupla ainda some cerca de 6,11% da base de aparelhos ativos atualmente com o selo iPhone.

Golpe de misericórdia só era esperado no iOS 11

Embora seja louvável por parte da Apple manter o suporte a esses celulares até a edição mais recente do seu sistema operacional – com o iPhone 5 tendo sido lançado em 2012 e o iPhone 5c em 2013 –, muita gente esperava que o “golpe de misericórdia” só fosse desferido com a chegada do iOS 11. Se a mudança se concretizar, no entanto, tudo pode acabar no meio do ciclo e fazer com que esses smartphones fiquem para sempre no iOS 10.3.1.

Pode ser que sim, pode ser que não...

Por enquanto, a Empresa da Maçã não se pronunciou sobre o assunto. Na prática, isso significa que nada está gravado em pedra e que futuras edições do Beta da plataforma retornem o suporte aos dispositivos 32 bits. Porém, com o material divulgado até agora, os dois veteranos da Apple realmente ficam de fora e podem indicar que está na hora de seus donos pensarem em um mais do que bem-vindo upgrade. E aí, o que você acha: já era hora de esses aparelhos serem aposentados ou Tim Cook e companhia pisaram na bola?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.