Físicos constroem o primeiro dispositivo anti-laser

1 min de leitura
Imagem de: Físicos constroem o primeiro dispositivo anti-laser

Feixes de luz dos dois lados do tubo

Fonte da imagem: divulgação/Science/AAAS

Cientistas acabaram de criar o primeiro aparelho capaz de gerar escuridão. Trata-se de um dispositivo que em vez de emitir luz, capta os raios provenientes de uma fonte e faz com que eles desapareçam. Apesar de conseguir eliminar os raios visíveis ao olho humano, a invenção não consegue esconder toda a luz, sendo que 0,6 % da luz permanecem na forma original.

O funcionamento básico da invenção indica que o anti-laser faz com que a luz vire calor, dando a impressão de que ela sumiu. O dispositivo é um pequeno tubo que recebe feixes de luz dos dois lados. Como raios idênticos são emitidos, fica fácil aproveitar o cancelamento deles. A única coisa que o tubo (feito de silício) faz é transformar a luz em calor.

Para realizar tal tarefa, o silício prende as ondas de luz e reflete-as nas paredes do tubo. Em pouco tempo a reflexão excessiva faz com que as ondas sejam absorvidas e transformem-se em calor. A invenção recebeu o nome de “Coherent Perfect Absorber” (Absorvente Perfeito Coerente).

Por enquanto o dispositivo está em fase de testes, sendo que o objetivo é reduzir o tamanho para a casa dos micrômetros (atualmente o tubo tem um centímetro) e aumentar a absorção da luz para 99,999%. Vale salientar que somente um feixe específico de luz é absorvido atualmente, no entanto os físicos planejam modificar isto futuramente.

Ainda não há aplicações para o anti-laser, mas futuramente a invenção pode ter utilidade nos computadores óticos. Além disso, sensores poderão aproveitar o dispositivo, bem como a medicina poderá receber melhorias na área da radiologia. Evidentemente, ainda resta uma série de ajustes a ser realizada pelos cientistas da Universidade de Yale.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.