Ann Makosinski e sua invenção, a Hollow. (Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo! News)

Ann Makosinski, uma menina de 15 anos, sempre gostou de um desafio e há anos trabalha em invenções próprias. Só que agora ela criou uma que ganhou o prêmio da Feira de Ciências da Google de 2013.

Inspirada por Maria, uma criança que conheceu nas Filipinas, ela começou a estudar um meio de gerar algum tipo de iluminação totalmente gratuita. Em 2011, Ann criou uma lanterna movida com a energia criada a partir de uma manivela.

Mas ela percebeu que isso não era conveniente para crianças como Maria, por causa do barulho e do esforço feito para que a luz surgisse. Então, ela começou a trabalhar em um novo invento. E assim ela criou a lanterna Hollow. Veja abaixo a explicação da própria Ann.

Utilizando algumas placas Peltier, ela conseguiu gerar a luz. Vamos à parte técnica da coisa: quando você esquenta um lado da placa e esfria o outro, ela gera energia. Ann juntou quatro placas em cima de um tubo metálico oco, por onde passa ar – assim resfriando a parte “interna” da lanterna.

O outro lado da placa é a superfície da Hollow, que é exatamente onde você coloca a mão. Com o calor do corpo, você conseguirá gerar energia para acender as lâmpadas de LED. Pronto, você tem luz sem usar nenhuma pilha.

Cupons de desconto TecMundo: