(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

A tecnologia não está apenas nos aparelhos e dispositivos eletrônicos que vemos por aí. Nas próximas Olimpíadas de Inverno que serão disputadas na cidade russa de Sochi no mês de fevereiro, poderemos conhecer um traje à prova d’água com fechamento em zíper desenvolvido pela Columbia Sportswear.

Atletas dos Estados Unidos, do Canadá e da Rússia vão experimentar o modelo desenhado especialmente pela empresa com versões representando cada uma dessas nações. Os trajes foram desenvolvidos e aperfeiçoados nos últimos anos com o objetivo de oferecer uma roupa mais flexível, fina e fácil de vestir do que os modelos à prova d’água tradicionais.

A vestimenta substitui a linha de costura e o zíper convencional por um sistema de tecido cortado a laser e um fechamento das jaquetas que funciona como uma fita adesiva. Com a roupa fechada, o próprio zíper praticamente desaparece, e um mecanismo de vedação impede a passagem de vento e água.

Sistema de vedação do zíper no traje da Columbia Sportswear. (Fonte da imagem: Reprodução/Gear Junkie)

Apesar de o modelo estar destinado prioritariamente para atletas olímpicos, podemos imaginar que o eventual sucesso das jaquetas pode levar a tecnologia para vestimentas comerciais. Afinal, várias tecnologias que foram criadas para setores de alta performance são rapidamente adaptadas para o consumo e o público em geral.

Cupons de desconto TecMundo: