5 tecnologias e gadgets incríveis criados por estudantes

2 min de leitura
Imagem de: 5 tecnologias e gadgets incríveis criados por estudantes

A faculdade é um tempo em que muitos se preparam para o futuro profissional. Mas enquanto ele não chega, porque não passar o tempo ocioso construindo invenções completamente malucas? Provavelmente, foi o que pensaram alguns dos desenvolvedores mais geniais dos últimos tempos. Até o próprio Facebook, se você for pensar, foi a mesma história: puro desvio e “falta” do que fazer.

Reator nuclear criado pelo estudante Thiago Olson (Fonte da imagem: Reprodução/Discovery Magazine)

Com pouco orçamento, experiência e tempo, já que a faculdade também é tempo de provas, esses estudantes usam todas as barreiras como propulsores para uma criatividade sem limites.

1.    Um reator de fusão nuclear

Até 2006, a feira de ciência da escola Stoney Creek nunca tinha sido tão radioativa. Tudo mudou quando o aluno Thiago Olson apresentou um reator nuclear como projeto de ciências. Resultado do trabalho de 2 anos e utilizando somente de 3.500 dólares na construção, a engenhoca impressionou o mundo, criando uma pequena quantidade de plasma que, como Thiago disse modestamente, “é diversas vezes mais quente que o centro do sol”.

2.    O robô-baterista

Tocar bateria não é exatamente uma habilidade que vemos em um robô ter; muito menos quando se trata de músicas rápidas e complexas que envolvem bumbo duplo e fôlego rigoroso.

Este músico de metal acompanha sem problemas o ritmo frenético de uma música em MIDI, seguindo comandos de um computador com ProTools (ferramenta muito utilizada para mixagem de músicas e programação de sequências de bateria). Criado pelos colegas Matthew Webster, John Vernon e ShengZhu Wu, a invenção deve ter saído da constante frustração em não encontrar um baterista que desse conta do recado.

3.    O carro solar mais rápido do mundo

Criar um carro rápido movido a combustível fóssil já é difícil; construir um que seja propulsionado por raios solares é outra história, longa e complicada, diga-se de passagem. Pois não é que em janeiro de 2011, o recorde de velocidade em veículos do tipo foi batido por estudantes australianos que conseguiram atingir 88 km/h com seu bizarro Sunswift IVy.

Rapidez que, vamos ser francos, não é nada se comparado com o que qualquer pedaço de lata velha pode chegar. No entanto, o ponto de interesse aqui é que a quantidade de energia gasta para bater o Guinness foi a mesma que você usa em uma torradeira. Isso mesmo, o carro movido a sol conseguiu aperfeiçoar a energia suficiente para torrar uma fatia de pão, movendo um adulto a 88 incríveis quilômetros por hora.

4.    Tetris maluco

Estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) elevaram o conceito de jogar Tetris para outro patamar. Utilizando duas paredes de LEDs e dois pads para o jogo Dance Dance Revolution – ambos ligados a um computador central –, eles deixaram a forma de se jogar o clássico muito mais interativa e divertida. Veja a batalha acirrada entre os inventores.

5.    Mochila de lasers

Certamente você não gostaria de viajar com uma dessas. Parecendo um trambolho de metal, a mochila grava o trajeto de quem a usa com suas 9 câmeras e lasers, criando um modelo tridimensional do ambiente.

Seja para uso de arquitetos ou desenvolvedores de games, a invenção parece trazer várias possibilidades. Imagine você sendo capaz de transportar para um computador todos os detalhes de sua casa para criar um cenário de jogo. Ou mesmo, para planejar uma reforma no AutoCad.

E você, já deixou seus professores de queixo caído com algum projeto de ciências que saísse do normal? Deixe seu comentário contando como foi.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.