Você está baixando programas no Baixaki, quando trovões caem perto da sua residência e o aguaceiro torna-se incessante. Inexplicavelmente, sua conexão se torna instável e os downloads prosseguem em marcha lenta.

Mas a chuva poderia interferir no sinal da internet que chega às nossas casas? Essa dúvida já apareceu algumas vezes na seção Tira-Dúvidas: muitos usuários queixam-se que a velocidade na transferência de dados despenca quando as nuvens carregadas invadem o céu.

O Tecmundo resolveu desvendar se o clima chuvoso é capaz de retardar (ou até mesmo derrubar) o sinal das distribuidoras de conexão com a internet, ou se isso não passa de um mito.

Abra o guarda-chuva!

Explicações sobre o porquê existe perda de sinal de internet quando chove não faltam na web. Algumas não possuem qualquer fundamento lógico, mas muitas hipóteses podem ser admitidas para entendermos melhor como o clima consegue tornar a conexão lenta.

Com a pesquisa realizada, pudemos concluir que a chuva interfere no sinal de internet. Acompanhe em quais casos isso ocorre com maior evidência. Confira o que descobrimos!

A céu aberto

A grande interferência da chuva na conexão de internet acontece em meios que utilizam o ar para disseminar os pacotes de dados. As conexões que operam por meio de sinais de rádio são as mais afetadas com as nuvens carregadas.

As descargas elétricas, a umidade e os pingos de água presentes na atmosfera podem distorcer (de maneira bem acentuada) o sinal transmitido por ondas. Com esses pequenos “cortes” no sinal, os equipamentos de emissão e recepção do sinal não conseguem manter uma comunicação efetiva.

Podemos fazer uma analogia se pensarmos em duas pessoas conversando em uma sala silenciosa e em um show. Na sala vazia e com o mínimo de ruído, os indivíduos conversam com facilidade.

Entretanto, na apresentação de uma banda com caixas de som potentes e milhares de pessoas, a dupla não conseguirá se comunicar com o mesmo tom que usou no local silencioso. É bem possível que, em diversos momentos, um dos “atores” desse processo de comunicação não entenda o que foi dito e solicite a repetição da mesma informação.

Com a internet via rádio, o mesmo acontece. As interferências do clima distorcem o sinal, tornando-o instável e falho. Isso ocasiona perda de dados, o que acaba deixando a comunicação entre servidores e modems dificultosa e lerda.

Os cabos também sofrem?

Mas e nos casos de conexões que usam cabos para a transmissão? A chuva pode atrapalhar a comunicação dos pacotes de dados? No modo operacional em estado normal, não. Contudo, chuvas intensas podem oferecer barreiras para que as empresas disponibilizem o sinal corretamente.

Uma tempestade pode ocasionar a queda de energia em centrais de distribuição, derrubar árvores ou outro tipo de elemento, danificando a infraestrutura do cabeamento que leva a internet até nossas casas ou qualquer outro tipo de situação que, de alguma forma, interrompa o sinal transmitido pelos cabos.

Infelizmente, em casos como estes, a única coisa que podemos fazer é avisar a empresa que oferece a conexão sobre a instabilidade da rede – esperando que o fato seja apurado e resolvido o mais rápido possível.

Outra hipótese possível é que, em algum ponto da sua casa, esteja havendo infiltração no cabeamento da rede de internet. A extrema umidade, causada pela entrada da água nos filamentos dos cabos, causa o desvio ou distorção da corrente elétrica que tramita pela rede.

Uma saída para sanar esse problema seria acionar um técnico da sua fornecedora de internet para que ele verifique se os cabos estão em estado ideal de uso.

Tráfego pesado

Se você utiliza um sistema de rede compartilhada, um terceiro motivo para a lentidão da sua conexão pode ser o aumento do número de usuários utilizando a rede simultaneamente. Devido à chuva, muitas pessoas optam por ficar em casa, sendo a internet uma das ferramentas mais eficientes para distração e entretenimento.

Dessa forma, a conexão opera com um gargalo: a banda é muito pequena para a demanda de dados oriunda do número de usuários online. Como resolver essa situação? Uma alternativa seria assinar um plano que ofereça uma banda maior. Outra solução possível é encontrar outra atividade que o satisfaça enquanto a chuva não para.

Cupons de desconto TecMundo: