Dispositivo reproduz sensação de folhear páginas em e-readers

1 min de leitura
Imagem de: Dispositivo reproduz sensação de folhear páginas em e-readers

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, demonstrou um dispositivo que reproduz a sensação de folhear páginas em um leitor eletrônico durante a Interaction 2011 (evento ocorrido nos EUA entre os dias 9 e 12 de fevereiro e que reuniu projetos interativos do mundo inteiro).

A invenção, chamada de Paranga, utiliza um sensor para detectar quando a parte que representa um livro é dobrada e acionar o rolo dotado com várias tiras de papel anexadas. O movimento desses pedaços de papel dá a sensação de estar folheando as páginas de uma publicação física, além de avançar a página em exibição no e-reader.

"E-books estão se tornando populares, mas o retorno só oferece a você imagens e som. Por exemplo, se você quiser pular várias páginas de um livro eletrônico, você precisa percorrer com o dedo para a posição desejada. Mas o problema é que isso não é muito intuitivo. A vantagem desse dispositivo é que, quando você pular, ele permite que você mal saiba quantas páginas você avançou, dando-lhe uma sensação relevante", comentou Hiroyuki Kidokoro ao site DigInfo.

A velocidade de rotação do mecanismo com as tiras de papel varia de acordo com quanto o dispositivo é dobrado. O Paranga ainda não possui a precisão para avançar apenas uma página por vez, fato que o limita, por enquanto, a reproduzir apenas edições animadas, conforme explicitado no vídeo acima.

"Se nós criarmos um sistema com uma folha no rolo, de modo que a tensão seja alta assim que uma página for virada, ele vai ser capaz de detectar uma página de cada vez. Pensamos que isso permitiria a detecção mais precisa, por isso nós gostamos de trabalhar no seu desenvolvimento", completou Kidokoro.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.