Chip avisa quando pneu de caminhão está careca

1 min de leitura
Imagem de: Chip avisa quando pneu de caminhão está careca

Pneus contarão com chip que avisa quando estão carecas

Fonte da imagem: Goodyear

A tecnologia RFID será utilizada no Brasil para identificar, em tempo real, as condições técnicas de pneus em caminhões. A novidade será implantada no país pela Goodyear, que já vendia o chip separadamente dos pneus.

Armazenando as informações de posição do veículo, quilometragem, pressão de ar e profundidade de sulco, o sistema de gerenciamento de frotas atualiza os dados via telemetria. O software utilizado é o Tire IQ. O primeiro modelo a receber a nova função será o 295/80R22.5 G658.

Integrado ao sistema RS Web, o usuário pode acessar as informações a partir de qualquer computador com internet. Os dados e funcionalidades do software podem ser atualizados em tempo real. Além disso, é possível gerar relatórios de todas as atividades de movimentação e manutenção.

O produto estará disponível para os consumidores brasileiros a partir do segundo semestre. A novidade foi apresentada durante a Goodyear Innovation Experience, realizada nesta semana na cidade de Americana, interior de São Paulo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.