Sensor especial registra atuação de surfistas em competições

1 min de leitura
Imagem de: Sensor especial registra atuação de surfistas em competições

O surf mundial ganhou um aliado importante nesta semana. Desenvolvido pela companhia espanhola chamada Pukas – empresa que trabalha com fabricação de pranchas de surf –, em parceria com a Tecnalia, cujo negócio é criar equipamentos para o esporte, o Tecnalia Surfsens permite que os movimentos dos surfistas na água sejam monitorados e registrados.

O funcionamento dele é possível graças a um giroscópio, um acelerômetro, um GPS, um medidor de força e um sensor de pressão, que medem a velocidade da manobra e altura das ondas atingidas pelo atleta em cada movimento.

A intenção é ajudar os jurados que participam das competições deste esporte a não perderem momentos importantes do desempenho do atleta, devido à dificuldade que existe em enxergar o surfista durante todo o tempo da apresentação. Desta forma, nada mais será perdido e as pontuações serão mais justas do que nunca!

Surf na cabeça!

Fonte da imagem: Divulgação

Todos os dados coletados pelo equipamento são enviados para um computador, localizado em terra em firme, junto dos jurados. A partir deste momento, é possível analisar as informações sobre a atuação do surfista e tirar conclusões consistentes sobre o desempenho total apresentado durante a prova.

Segundo os testes realizados, a aprovação dos surfistas ainda não é algo totalmente conquistado. Um dos atletas a testar esta tecnologia relatou ter sentido a prancha mais pesada dentro d’água. Porém, conforme o que foi informado pelos idealizadores, o aparelho soma apenas 650 gramas ao peso da prancha. Resta aguardar os próximos capítulos escritos a partir desta novidade.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.