O que são arquivos DAT que aparecem em algumas pastas do Windows?

2 min de leitura
Imagem de: O que são arquivos DAT que aparecem em algumas pastas do Windows?

Arquivo DAT

Existem várias extensões conhecidas e que certamente só ao olhá-las sabemos a quais programas recorrer para a sua abertura. Agora, se acontecesse de receber um arquivo que tivesse como final DAT, certamente causaria confusão a vários usuários na hora de visualizar seu conteúdo.

O que representa um arquivo DAT?

A extensão DAT representa um arquivo que contém dados. Ele adota este formato apenas porque não está associado a nenhum programa em particular para realizar a sua abertura. Ou seja, ele pode ser um vídeo, uma música, uma fotografia, uma planilha eletrônica, um documento de texto, entre vários outros tipos.

Na prática, isso quer dizer que quem vai ter que descobrir como visualizar o conteúdo será o usuário. Há algumas situações mais comuns para a criação de um arquivo DAT. Por vezes, a própria pessoa responsável por ele (quem o enviou por email ou o disponibilizou em uma pasta de programa, por exemplo) o converte para tal formato. Outra maneira é quando o servidor de email faz a mudança para a extensão DAT.

Como abrir um arquivo DAT?

Em primeiro lugar, o Baixaki gostaria de reforçar que, por questões de segurança, não é indicado abrir anexos de emails ou mensagens enviados por pessoas desconhecidas (especialmente se eles estiverem em formato estranho). Eles podem conter arquivos maliciosos que venham a causar danos em seu computador.

A primeira coisa a ser feita para abrir um arquivo DAT é descobrir que tipo de dados ele contém. Se você recebeu de alguém conhecido, a maneira mais fácil de resolver a questão é perguntando para quem o enviou. Ou, se você já souber qual é o tipo de conteúdo que ele possui, também podemos passar para a segunda etapa.

Para abrir um arquivo deste tipo, basicamente você precisa renomeá-lo. Mais especificamente, você vai precisar mudar a sua extensão. Se você não opta por exibi-las, pode fazê-lo em alguns passos simples. Primeiro, abra o “Computador” e escolha a alternativa “Organizar” e “Opções de pasta e pesquisa”.

Ampliar

Uma nova janela é aberta e nela você deve entrar na aba “Modo de Exibição”. Em seguida, localize a alternativa “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos” e a desmarque. Confirme a operação.

Desmarcando a alternativa para ocultar extensões

Agora, basta localizar o arquivo DAT. Clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção “Renomear”. Feito isso, substitua o DAT (depois do nome do elemento) pelo formato de extensão correspondente ao conteúdo (DOC, DOCX, JPEG, XLS, etc.).

E se eu não tiver a menor ideia do formato do arquivo?

Então, há alguns cursos de ação que podem ser tomados. Um deles é tentar abri-lo com o Bloco de notas. Ao fazê-lo, em meio a um emaranhado de caracteres sem sentido, algumas vezes você encontra o formato do arquivo especificado.

Outra maneira é tentar deixar o computador decidir por você o que deve ser utilizado. Esse é um método no melhor estilo “tentativa e erro” e funciona da seguinte maneira: clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha “Abrir com”. Observe que o sistema oferece algumas alternativas. A ideia é você tentar abrir com alguma delas (ou todas) e torcer para funcionar.

Deixando a encargo do sistema

O DAT é um formato pouco utilizado, mas agora você já sabe o que fazer quando encontrar um arquivo com esta extensão.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.