A internet já não é mais a mesma, a nova geração permite que qualquer um seja o criador de seu próprio portal de conteúdo. Selecione apenas o que mais lhe agrada e posicione tudo em uma mesma página, tudo voltado para você. Não se trata de ficção científica, apenas do novo passo que a internet está dando, acompanhe este guia do iGoogle e não fique para trás.

Além de funcionar como mecanismo de busca na internet, o iGoogle disponibiliza uma imensa variedade de serviços e os coloca sempre a sua disposição.

Primeiros Passos

Dentro da página principal do iGoogle encontram se diversas janelas interativas conhecidas também como “gadgets”. Cada uma delas funciona como uma página da internet em miniatura e pode ser acessada e interagida de maneiras diferentes. Comece interagindo com elas e acesse conteúdos e notícias para saber melhor como elas se comportam.

Interaja com as janelas.

Perceba que não se trata de uma página comum com todos os tópicos fixos, aqui você pode mudar a disposição de todas as janelas clicando e arrastando com o seu mouse ou mesmo fechando-as. Aponte ainda as de sua preferência na primeira vez que utilizar o serviço em uma lista com os serviços mais utilizados.

Mudando as janelas de lugar, clique e arraste!

Em seguida é recomendável que você crie a sua conta no serviço. Não precisa se preocupar em lembrar de uma nova senha, é possível compartilhar a mesma do seu Gmail ou Orkut. Acesse a parte superior direita da tela a opção “Minha conta” e entre com o endereço do seu login no Gmail, Orkut ou crie uma conta nova. Suas preferências serão salvas automaticamente se você possuir uma conta válida neste serviço.

Mais Conteúdo

A palavra que melhor define este site é personalização. Não pense que o iGoogle aceita apenas que você mude as janelas de posição e abra ou feche novos serviços. Comece excluindo as janelas que não quer que apareça em sua página inicial e ordenando-as de acordo com a sua vontade. Volte então a sua atenção para a opção “Adicionar novidades”, clique nela para aumentar a variedade das suas janelas. Estas janelas são conhecidas como gadgets e são as responsáveis por adicionar conteúdo à sua página.

Adicione mais novidades.

Dentro desta você encontra muito mais opções do que as da página inicial. Ao lado esquerdo desta página o usuário filtra os conteúdos de acordo com a categoria. No centro da página são exibidos os resultados e acima deles uma aba para escolher entre os “gadgets” e temas. Abuse da ferramenta de busca no canto direito da janela, entre com uma palavra chave para que sejam exibidos resultados com algo em comum.

Escolha seu gadget.

Perceba que cada uma das opções de janela possui abaixo um botão chamado “Adicionar agora”, clique nele para que ele seja adicionado página do iGoogle que você está utilizando. Também é possível clicar sobre a figura de cada um para obter mais informações sobre o gadget antes de adicioná-lo.

Mais informações.

Mais Abas

Quando que você pensa que as vantagens do iGoogle estão acabando elas estão apenas em seu início. Próximo da ferramenta de busca existe uma opção chamada “Página inicial” seguida de “Adicionar outra guia”. As guias aqui são o mesmo que as abas em seu navegador, servem como páginas diferentes dentro do mesmo serviço. Clique em “Adicionar outra guia” para ganhar uma nova aba no serviço.

Aumente suas guias.

Escolha um nome para a nova guia e marque a opção abaixo (Estou com sorte) se desejar que o serviço aponte automaticamente gadgets com a palavra escolhida para o nome. Esta nova guia atua de forma independente das demais, assim nada do que você fizer nela terá efeito sobre as demais. Adicione quantas quiser e altere seus temas para organizar os conteúdos em pastas diferentes.

Guia personalizada.

Personalização

Por fim, cada guia pode abrigar um tema diferente, afinal de cotas a sua página não pode ter uma aparência igual às demais. Junto das opções para adicionar um novo gadget existe uma alternativa chamada “Selecionar tema” junto de outras novidades. Ela funciona de maneira bastante similar ao mecanismo de busca de novos conteúdos, escolha o de sua preferência e clique em “Adicionar agora” para decorar sua guia com esta imagem.

Novos temas para sua página.

Além de todas estas opções de personalização e preferências, outra grande vantagem do serviço é que ele localiza a região de onde você está acessando a internet e filtra o conteúdo de acordo com a sua localidade. Ele também entra em sua conta de e-mail ou outros comunicadores sempre que o serviço for acessado. Desta maneira você pode criar uma guia com o seu Orkut, novidades do Baixaki, vídeos do YouTube, outra para as notícias da internet e mostrar o mais importante de cada em sua página principal. A lista de vantagens deste site é imensa, mas com estas dicas ficará muito mais fácil criar sua página neste serviço.

Cupons de desconto TecMundo: