Saiba como testar a velocidade da internet do computador ou do smartphone

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como testar a velocidade da internet do computador ou do smartphone
Imagem: Yahoo!

Você sabe o quão veloz é a sua internet? Será que você realmente recebe todos os MB pelos quais está pagando? Há uma grande chance de que isso não esteja acontecendo, apesar de algumas operadoras entregarem de fato conexões estáveis e de qualidade. Contudo, sempre é bom verificar.

Existem vários métodos para você analisar a velocidade da internet e conferir se os dados estão são entregues corretamente. Você não pode simplesmente confiar na velocidade de conexão quando downloads comuns são realizados, pois existem muitas variáveis que influenciam essa análise.

Por exemplo, existem servidores que só oferecem velocidades específicas e, mesmo que o tipo de conexão utilizado por você seja mais alto, os downloads não serão feitos mais rapidamente – eles dependem da largura de banda. Por isso, é importante utilizar uma ferramenta independente para analisar a eficiência da conexão. Hoje, nós vamos falar especificamente do site Speedtest, que fornece esse serviço.

Dicas essenciais para testes de velocidade

Antes de tudo, para obter o resultado mais preciso, é preciso seguir algumas dicas. Primeiramente, se assegure de que ninguém em casa está usando a internet. Encerre todas as aplicações, como Netflix e torrents, para garantir que nada influencie o resultado. Assegure-se de que o Speedtest (ou outro serviço para testar a conexão) é a única aplicação que está com acesso à internet (desconecte até mesmo os aparelhos móveis).

Desse modo, a conexão não será saturada e os dados serão mais corretos. O segundo passo é fazer a medição várias vezes, preferencialmente em horários diferentes do dia a dia. Por exemplo, as velocidades podem variar consideravelmente quando todos estão dormindo e quando há muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo (o que inclui os vizinhos próximos).

A medição da velocidade

Medir a velocidade de conexão de internet é algo bastante simples. Ao acessar o Speedtest ou outro site do gênero, você deve clicar no botão central para iniciar o teste automático. O Speedtest também possui um aplicativo para smartphones e tables no Android e iOS, caso você deseje fazer o procedimento em dispositivos móveis.

O software verifica o ping de conexão, identificando o provedor e em seguida realizando testes de download e upload para averiguar a velocidade de internet. Todo o procedimento é bem simples e rápido, ótimo para quem quer ir direto ao ponto e não quer saber dados mais aprofundados. Lembre-se que se você testar no smartphone a análise será realizada com base na conexão WiFi. Para medir a conexão da operadora é preciso desativar o WiFi.

Outro ponto que deve ser pontuado no caso dos smartphones é o fato de o Speedtest fazer downloads e uploads de dados para conferir a velocidade. Portanto, se você possui um plano de dados limitado nos aparelhos móveis, é preciso levar isso em consideração antes de iniciar o processo. Além do Speedtest, existem outros programas e sites que também oferecem esse serviço de medição, como o SIMET Mobile, Brasil Banda Larga, Cisco Global Internet Speed Test e muitos outros. Você possui preferência por algum?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.