Qualcomm desenvolve novo chip para tablets

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm desenvolve novo chip para tablets

TouchPad já faz uso do novo Snapdragon.

Fonte da imagem: HP/Divulgação

Reuters. Por Noel Randewich - A Qualcomm anunciou que seu mais novo processador de núcleo duplo foi projetado para competir no aquecido mercado de tablets, diante de produtos da Texas Instruments e da Nvidia que vêm dominando o mercado no início de 2011.

O novo processador da Qualcomm, Snapdragon APQ8060, está sendo usado no TouchPad, da Hewlett-Packard, revelado esta semana.

Steve Mollenkopf, presidente do Qualcomm Group, anunciou em entrevista que diversas companhias fecharam contratos para usar o novo processador em mais de 20 tablets.

Ele não deu detalhes adicionais, mas disse que "se você considerar a nossa base de clientes, ela tende a ser uma mistura de fabricantes tradicionais de celulares que estão tentando entrar nesse mercado e de fabricantes de computadores que estão tentando entrar nesse mercado; contamos com uma boa combinação das duas coisas".

A HP está apostando pesadamente no tablet TouchPad, que deve chegar ao mercado na metade do ano e a conquista desse contrato é uma vitória significativa para a Qualcomm.

O mais novo processador da empresa é parte da linha Snapdragon, e permite vídeo em alta definição e 3D.

A Nvidia, cuja especialidade são os chips gráficos, vinha liderando nas conquistas de contratos para tablets até agora este ano com o Tegra 2. As ações da empresa mostram alta de quase 50 por cento desde o final de dezembro.

No começo da semana, a Texas Instruments anunciou seu mais novo processador para aparelhos móveis, o OMAP 5, mais um chip de núcleo duplo, que estará disponível para teste pelos fabricantes de tablets e celulares no segundo semestre de 2011.

Os processadores para aparelhos móveis das três fabricantes se baseiam na arquitetura desenvolvida pela ARM Holdings, do Reino Unido, cuja principal característica é o uso eficiente de energia.

Até o momento, os fabricantes vêm rejeitando as ofertas de chips móveis da Intel, baseadas em versões reduzidas de seus chips para computadores, que usam mais energia. A Intel planeja lançar versões melhoradas no começo do ano e reafirmou seu compromisso para com o mercado de dispositivos portáteis.

Segunda-feira, o grupo de pesquisa IHS iSuppli informou que o novo iPhone 4 CDMA da Apple para a operadora norte-americana Verizon usa um chip da Qualcomm, outra grande vitória para os projetos da companhia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.