OI investe em banda larga no Amazonas e amplia capacidade de rede do estado

2 min de leitura
Imagem de: OI investe em banda larga no Amazonas e amplia capacidade de rede do estado

OI investe em banda larga no norte do país.

A Oi é a única empresa que leva banda larga por fibra ótica à capital do Amazonas. Agora a companhia inicia nova fase de ampliação de capacidade de transmissão, visando a expansão da disponibilidade do serviço Oi Velox, reforçando compromisso da companhia com o desenvolvimento nacional.

O projeto faz parte do programa de investimentos da Oi para a Amazônia Legal, que inclui melhoria da atual rede de comunicação e ampliação de cobertura, contribuindo para acelerar o crescimento econômico da Região Amazônica.

A chegada da banda larga à capital amazonense via fibra ótica já beneficiou Boa Vista, que desde setembro de 2009 passou a contar com essa alternativa de acesso. Para que a ligação entre Manaus e Boa Vista fosse possível, aprofundando o processo de integração internacional, foram necessárias pelo menos dez licenças para a obra, sendo três federais e sete municipais.

A partir da concessão das licenças, os técnicos da Oi também precisaram superar uma série de adversidades geográficas, que demandaram um projeto de alta complexidade técnica que envolveu a utilização de diversas alternativas tecnológicas.

De Manaus, o cabo de fibra ótica atravessa um trecho de 784 quilômetros até Boa Vista (RR). Da capital de Roraima, os dados seguem para Caracas, na Venezuela, por redes óticas da Eletronorte e da Cantv.

A partir de Caracas, os dados são transportados pela rede da GlobeNet, subsidiária da Oi que opera um sistema de cabos de fibra ótica submarinos com 22 mil quilômetros de extensão. Da Venezuela, chega aos Estados Unidos e à cidade de Fortaleza por meio de um cabo submarino. Da capital cearense, o cabo segue para o Rio de Janeiro.

Investimento na Amazônia

Com a compra do controle da Brasil Telecom, em 2009, a Oi passou a atuar em todo o território nacional e agora cumpre o compromisso de antecipar investimentos na Amazônia. A conexão por meio de fibra ótica em Manaus e Boa Vista amplia a capacidade de transmissão de dados na região.

A Oi estende a conexão de Manaus para outras localidades: Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Nova Equador, Nova Colina, no estado de Roraima, e Presidente Figueiredo, no Amazonas. Em Mucajaí, Iracema e Caracaraí a banda larga já foi implantada. Em Rorainópolis, Nova Equador, Nova Colina e Presidente Figueiredo será implantada ainda no primeiro semestre deste ano.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.