Texas Instruments anuncia processadores OMAP 5

1 min de leitura
Imagem de: Texas Instruments anuncia processadores OMAP 5

TI OMAP 5

Fonte da imagem: divulgação/Texas Instruments

“Não é apenas um cavalo mais rápido: a plataforma TI OMAP 5 vai transformar o conceito de móvel”. Esta é a primeira frase do documento oficial sobre os novos processadores da Texas Instruments. Os produtos da nova linha de CPUs da fabricante devem contar com quatro núcleos.

Os processadores da linha OMAP 5 virão com dois núcleos Cortex-A15, cada um operando a 2 GHz. Segundo informação oficial, o desempenho deve ser superior a 50% ao que é oferecido pelos núcleos Cortex-A9. Estes novos modelos poderão utilizar até 8 GB de memória e terão suporte para tecnologia de virtualização.

A Texas Instruments ainda informa que os novos processadores possuem mecanismos dedicados para o processamento de vídeo, imagem, gráficos 3D, jogos 2D, segurança e muito mais. Como se não bastasse, os novos chips da TI trazem dois núcleos ARM Cortex-M4, os quais devem ajudar os núcleos do Cortex-A15.

Para se ter uma ideia do real poder de processamento, a Texas Instruments divulgou que este novo modelo de processador poderá trabalhar com quatro câmeras em paralelo, gravar vídeos em 1080p e realizar a conversão em tempo real de conteúdos 2D para 3D.

Os processadores OMAP 5 serão fabricados com tecnologia de 28 nm e serão comercializados no ano que vem. A fabricante informa que o modelo OMAP5430 terá dimensões de 14 x 14 mm e suporte para memória LPDDR2. Já o OMAP5432 será um pouco maior, com dimensões de 17 x 17 mm e suporte para memória DDR3/DDR3L.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.