Internet.org, projeto criado pelo Facebook, será ampliado no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Internet.org, projeto criado pelo Facebook, será ampliado no Brasil

Chris Daniels, diretor do Internet.org – programa de inclusão criado pelo Facebook para levar internet via WiFi para regiões onde não existe conexão à rede em diversos países – anunciou em entrevista à Folha que a iniciativa, que no Brasil já está sendo implantada no bairro Heliópolis, periferia na zona sul de São Paulo, será ampliada.

Ela deve chegar também a outras regiões brasileiras, contando com a parceria das empresas de telefonia móvel que operam no país. Isso permitirá o acesso gratuito via celular a serviços considerados essenciais pelo programa, como Wikipédia, buscas do Google, sites governamentais e educativos, além do próprio Facebook.

O executivo também disse que a expansão do projeto deve começar assim que as companhias telefônicas estiverem prontas para isso. Foram feitos contatos com todas as operadoras de celulares no mercado, e ele espera contar com a participação de cada uma delas. Ainda não há uma data de início para a expansão do programa, nem maiores informações de como o processo todo acontecerá.

Violação da neutralidade

O projeto, firmado aqui em parceria com o governo da presidente Dilma Rousseff, tem sido amplamente criticado por diversas entidades, tanto no Brasil como nos demais mercados em que está sendo implementado. Isso porque a iniciativa garante acesso somente a alguns sites, além de permitir que todos os dados trafegados por meio dela sejam analisados exclusivamente pelo Facebook.

A neutralidade na rede afirma que todo o conteúdo na internet precisa ser tratado da mesma forma e deve ser fornecido de maneira igual por todos os provedores. Logo, impedir o acesso a outros sites e limitar o controle sobre as informações a apenas uma empresa vai contra essa neutralidade.

Chris Daniels, diretor do projeto Internet.org - Imagem: Reprodução/YouTube/LeWeb

Sobre o assunto, Daniels falou à Folha: “Somos apoiadores da neutralidade, mas ela tem de coexistir com iniciativas que conectam as pessoas”. Ele continuou, dizendo que “Precisamos chegar a um acordo, com todos, de que mais usuários de internet beneficiam o país. A neutralidade pode existir com projetos de inclusão”.

A instalação do WiFi em Heliópolis, assim como um laboratório de informática, deve ser finalizada entre junho e setembro agora, segundo o executivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.