Você precisaria de 'apenas' 136 bilhões de páginas para imprimir a internet

1 min de leitura
Imagem de: Você precisaria de 'apenas' 136 bilhões de páginas para imprimir a internet
Imagem: Wikimedia

Você já parou para pensar na quantidade de papel que seria necessário para imprimir toda a internet? Bom, um grupo de estudantes da Universidade de Leicester (localizada na cidade homônima, no Reino Unido) resolveu fazer algumas continhas e descobrir o tamanho do estrago ecológico que seria preciso fazer a fim de trazer a web para essa boa e velha mídia física.

O método utilizado pelos alunos pode não ser o mais preciso que existe, mas funciona: primeiramente, eles estimaram a quantidade de páginas necessária para imprimir todos as páginas de um site de tamanho médio hospedado na internet visível – ou seja, a Deep Web ficou fora desse estudo. A conclusão foi a de que 15 páginas seriam do tamanho A4 seriam o suficiente na maioria dos casos.

Visto que temos ao menos 4,54 bilhões de websites ativos na web e que uma única árvore consegue prover até 8,5 mil folhas de papel, os estudantes descobriram que seria necessário sacrificar mais de 8 milhões de árvores (ou 68,1 bilhões de folhas) para imprimir toda a internet. Mas vamos com calma! No fim das contas, os pesquisadores “perceberam” que 15 páginas para cada site seria muito pouco, e resolveram dobrar este valor – atingindo o montante de 136 bilhões de folhas gastas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.