De acordo com estudo, utilizar fóruns na internet é algo saudável

1 min de leitura
Imagem de: De acordo com estudo, utilizar fóruns na internet é algo saudável
Imagem: Shutterstock

De acordo com um estudo publicado na revista Computers in Human Behavior (“Computadores no Comportamento Humano”, em tradução livre) os fóruns de internet possuem um efeito positivo no desenvolvimento de comunidades fora do mundo online, já que as pessoas criam vínculos que passam do ambiente virtual para o real com maior facilidade. O autor do estudo, Dr. Louise Pendry da Universidade de Exeter disse o seguinte:

“Nossos estudos constataram que os usuários frequentemente descobrem que os fóruns são excelentes fontes de suporte sobre os mais variados assuntos, especialmente àqueles que estão procurando informações sobre condições estigmatizantes...”, diz ele. O estudo aborda usuários com interesses variados, sejam em fóruns sobre estilo de vida ou hobbys variados.

A análise divide os usuários em dois grupos: os que falam sobre assuntos estigmatizados (como discussões sobre saúde mental) e aqueles que falam sobre assuntos genéricos (esportes, gastronomia etc.). Essas pessoas foram questionadas sobre as suas razões para se juntar aos fóruns e como se sentem em relação a eles, o quão eles satisfizeram os seus objetivos pessoais e qual foi o grau de engajamento offline com assuntos debatidos nessas comunidades online.

Influências diretas?

Segundo o estudo, as pessoas que se envolveram com usuários de ambos os tipos de fóruns mostraram maior empenho em participar de atividades relacionadas às discussões no universo offiline, tais como voluntariado e doações. Ao contrário do que vemos nas redes sociais (que substituíram os fóruns para muitas pessoas), o estudo destaca o fato de sites manterem certo grau de anonimato – algo particularmente útil em assuntos estigmatizados –, fato que não é possível com as fotos e os nomes dos perfis exibidos em redes sociais.

É claro que muitos desses aspectos dependem dos tipos de fóruns frequentados. Se você ainda não conhece,  nós da NZN temos vários fóruns que abordam os assuntos de seus respectivos sites no TecMundo, no MegaCurioso e no Baixaki Jogos - todos eles com o nome Rexposta.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.