A sigla PDF, que significa Portable Document Format (Formato de Documento Portátil), refere-se à extensão de arquivos criada, em 1993, pela Adobe Systems. Os documentos criados com a formatação são amplamente utilizados nos dias atuais, em especial para arquivos de leitura, como os e-books.

Como detentora do desenvolvimento do PDF, a Adobe sempre foi líder em todos os aplicativos referentes ao formato. Neste breve guia, apresentarei as funções básicas do Adobe Reader, o principal leitor PDF do mercado, em sua última versão.

ACROBAT READER 9.0

A última versão do visualizador de arquivos em PDF mais conhecido pelos usuários apresenta todas as características fundamentais para um programa do gênero, permitindo exibir qualquer dado no formato apropriado sem complicações.

Para facilitar um pouco as coisas, vamos separar as funções do aplicativo por descrições de cada ação encontrada no programa, na ordem em que aparecem em sua tela principal. Depois, analisaremos seus botões padrão, explicando um pouco sobre o que cada um deles permite.

Acesse as funções da barra de menu do Reader.

Barra de menu

Todas as funções do Adobe Reader podem ser rapidamente acessadas através de sua barra de menus, que é muito parecida com diversos aplicativos conhecidos pelos usuários, como visualizadores e editores de texto em geral.

Arquivo: Permite abrir novos documentos, além de alternar entre funções de salvamento, compartilhamento, propriedades, edições, impressão, entre outras. Na parte inferior do menu, ficam salvos os últimos arquivos abertos, o que torna mais rápido reencontrar algum deles.

Editar: Como o próprio nome sugere, esta opção permite fazer edições simples nos documentos, como recortar, copiar e colar trechos dele, além de localizar ou pesquisar palavras dentro do documento. Vale lembrar que muitos arquivos são protegidos quanto a esse tipo de alterações.

Visualizar: Por esta ser a função principal do Reader, é fácil perceber que a grande maioria das opções do aplicativo se encontra nela. Basta percorrer o mouse para abrir novas funções inerentes às primeiras, como alterar a forma de exibição do documento ou a quantidade de zoom exibida nele.

Alterne entre as funções do aplicativo.

Examine cada função e descubra suas possibilidades, como a alternativa para ler o documento em voz alta, o que é muito interessante. Vale lembrar que a opção é acessível apenas em documentos em inglês, e exibe falas pausadas, semelhantes a robôs falando.

Documento: A opção menos utilizada do aplicativo contém funções para assinar o documento, além de várias configurações acerca do nível de segurança empregado no documento. Também há opções de acessibilidade encontradas nesse menu.

Ferramentas: Dentro do guia de ferramentas do Reader, estão presentes algumas das funções mais importantes do aplicativo. O guia “Selecionar e Zoom” contém as formas de manipular o documento através do mouse, que serão explicadas logo abaixo.

Janela: Organiza as janelas do programa, caso você esteja manipulando diversos documentos ao mesmo tempo. Também conta como a interessante função para visualização em tela cheia, ideal para quem gosta de ler livros eletrônicos em PDF.

São diversos botões com ferramentas essencias do programa.

Principais botões

Logo abaixo da barra de menu do Adobe Reader estão inseridos seus principais botões.Através deles, que tem suas funções bem distribuídas, é possível realizar as tarefas fundamentais do programa, sem maiores complicações.

Dentre os botões principais, estão funções para imprimir ou salvar os arquivos, compartilhá-los, alterar a página visualizada, quantidade de zoom e modos de exibição pré-definidos, como exibir as páginas em tamanho real ou com as laterais alinhadas à tela.

Um dos leitores em PDF mais completos do mercado.

Menu de contexto

Clicando sobre as páginas do documento com o botão direito do mouse, é possível exibir o menu de contexto do programa. Ele contém algumas das funções já citadas, o que torna mais rápido e dinâmico alterar certas configurações.

É possível alternar o manuseio do documento, escolhendo as opções de seta, mão ou zoom, em que cada uma contém funções especificas, ao gosto de cada usuário. Também há alternativas para imprimir o documento, visualizar suas propriedades e escolher entre os modos de exibição disponíveis.

Cupons de desconto TecMundo: