Na época do Netscape: 6 GIFs nostálgicos de websites dos anos 1990

1 min de leitura
Imagem de: Na época do Netscape: 6 GIFs nostálgicos de websites dos anos 1990
Imagem: CyberEsfera

Em 15 de maço de 1985, o primeiro endereço web comercial foi registrado. Uma companhia chamada Symbolics foi a pioneira, reservando para si o “symbolics.com”. Ontem fez 30 que esse registro aconteceu, mas o ano de 1985 não foi exatamente um sucesso para a web como conhecemos hoje. Apenas seis empresas registraram seus domínios naquele ano. Mesmo assim, para comemorar a data, a Open University resolveu criar esses GIFs.

São animações de sites que estiveram no ar nos anos 1990, década que realmente marcou o início da popularização da internet. A universidade usou o Wayback Machine, uma plataforma que guarda arquivos de praticamente todos os sites que já estiveram online pelo mundo. Basta informar o domínio e escolher as datas que estão disponíveis para consulta.

De qualquer maneira, confira agora os GIFs de empresas que estavam chamando atenção no mundo da tecnologia naquela época. O “plano de fundo é o navegador” Netscape, o mais popular na época.

Apple.com – 1997

Nessa época, a empresa estava anunciando o primeiro iMac e queria explicar para o mundo como suas soluções em computação pessoal eram avançadas.

Boeing.com – 1997

A companhia era símbolo de modernidade nos anos 1990 por conta da sua presença mundial no mercado de aviação civil. Nessa época, o site da companhia mostrava a próxima geração do Boeing 737-700

HP.com – 1997

A HP era uma companhia voltada basicamente para o ambiente de trabalho. Eles tinham computadores e diversos outros eletrônicos que resolveriam as dificuldades da “próxima década”, os anos 2000 no caso.

Xerox.com – 1996

Diferente de hoje, a Xerox era muito mais que uma fabricante de copiadoras. A companhia vendia uma série de eletrônicos diferentes para o ambiente de trabalho e concorria com a HP em vários aspectos.

Intel.com – 1997

A Intel estava promovendo nessa época a popularização dos notebooks, como solução definitiva da computação móvel.

Open.ac.uk – 1997

A universidade que criou esses GIFs também já tinha um website nos anos 1990 que funcionava basicamente como um grande cartão de visitas da instituição.

Se você quer checar como sites brasileiros estavam na web nos anos 1990, digite o domínio completo no Wayback Machine e escolha uma das datas disponíveis. Falando nisso, que tal dar uma conferida no Baixaki do ano 2000?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.