Em uma análise feita pela sob medida para o Mobile World Congress 2015, a Ericsson revelou que, apesar das vastas opções de aplicativos para celular que utilizam a conexão dos usuários, mais da metade do tráfego de dados móvel está concentrado em cerca de cinco apps. A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Espanha, mas a tendência se reflete por diversos outros países, incluindo o Brasil. Como não poderia deixar de ser, a predominância de uso fica nas mãos das redes sociais e dos softwares de streming de vídeo.

O relatório da empresa sueca revela que esses aplicativos representam cerca de dois terços de todo o tráfego de aplicativos em redes mobile. Dentro do top 3, o segundo e terceiro lugares variam conforme a região, com o Netflix e o YouTube pegando essas vagas nos EUA, enquanto o público da Coreia do Sul utilizou mais soluções locais, como o aplicativo da TV colaborativa AfreecaTV e o do portal de busca NAVER. Dá para imaginar quem é o vencedor unânime em todas as localidades?

Sim, o Facebook é responsável por encabeçar essa lista, com parcelas de uso de dados móveis que podem ir de 16% a 36% do total em cada país. No Brasil, por exemplo, o app da rede social de Mark Zuckerberg abocanha 28% do tráfego de internet móvel. Esse número faz com que ele deixe para trás a versão mobile do navegador Chrome (16%), o aplicativo do YouTube (15%), o queridinho WhatsApp (13%) e até o paraíso das selfies no país, o Instagram (6%).

Ainda segundo a pesquisa, a expectativa é que o tráfego de dados em si tenha um crescimento de 45% ao ano, até 2020. A principal causa disso é o número cada vez maior de celulares no mercado, com telas maiores e mais capacitados a servirem de plataforma para a exibição de vídeos – que tendem a ser produzidos com qualidade progressivamente maior. Compartilhamentos em redes sociais populares, como Facebook e Twitter, ainda ajudam as produções em vídeo a se tornar parte da rotina de quem navega na tela do smartphone.

Para os brasileiros, resta torcer para que as operadoras deem conta da demanda dos usuários e ofereçam uma conexão móvel de qualidade – se possível, a preços justos. Quais os aplicativos que mais consomem a sua internet no celular? Deixe sua lista na seção de comentário, mais abaixo.

Cupons de desconto TecMundo: