11 programas para cumprir as promessas do Ano Novo

5 min de leitura
Imagem de: 11 programas para cumprir as promessas do Ano Novo

2010 está acabando: é hora de planejar o ano novo!

O ano de 2010 está acabando. Além das comilanças, dos presentes, e do especial do Roberto Carlos, tem algo que não pode faltar nas festas: as promessas de Ano Novo. Você pode evitá-las a qualquer custo, mas sem querer vai se encontrar pensando que em 2011 pretende economizar mais, viajar para algum lugar, parar de fumar, ou qualquer coisa do gênero.

Estamos todos cientes de que fazer a promessa é a parte mais fácil da “tradição”. Complicado mesmo é manter a disciplina pelos mais de 300 dias do novo ano, sempre atento para não cometer um deslize e quebrar a promessa. Essa dedicação é essencial para alcançar o objetivo que você deseja.

Como o Baixaki está sempre preocupado com vocês, queridos leitores e estimadas leitoras, e por isso, preparamos uma seleção de softwares com diferentes propósitos, mas que podem ajudá-los a manter as promessas e a passar o Ano Novo com mais dinheiro, mais lazer, mais tempo e mais saúde.

As promessas mais comuns

Vou parar de fumar!

Quer parar de fumar? Instale o Parando!

Essa é uma das promessas mais famosas e, consequentemente, uma das que se quebram mais rapidamente. As técnicas utilizadas para acabar com o vício do cigarro são muitas: balas, chicletes, adesivos de nicotina e até medicamentos são artifícios usados pelos que não dispensam um cigarrinho entre uma atividade e outra.

Quem passa boa parte do tempo em frente ao computador pode apelar para mais uma ajuda e instalar o Parando, um software desenvolvido para ajudar o usuário a parar de fumar. O método usado pelo programa divide o ato de fumar em intervalos de tempo e, com isso, acaba diminuindo o número de cigarros consumidos por dia.

Além disso, o Parando também faz um controle de saúde, medindo o biorritmo e o nível de stress do usuário. Quem ainda não se convencer a parar dessa forma, também pode acabar sensibilizado pelos cálculos realizados pelo software, que mostram a economia que pode ser feita ao deixar o vício de lado.

Vou beber mais!

Calma, estamos falando de água, pessoal! Água!

Talvez esta não seja uma promessa muito comum, mas a verdade é que muita gente bebe menos água do deveria. E não é a toa que chamamos a bebida de “fonte de vida”. Além de cobrir mais de 70% da superfície da Terra, a água é essencial para todas as formas de vida conhecidas do nosso planeta.

Controle o consumo de água com o Aquanic!Embora a quantidade ideal de ingestão de água dependa da idade e das atividades desenvolvidas pelo indivíduo, recomenda-se que uma pessoa tome pelo menos seis ou sete copos de água por dia para manter o corpo minimamente hidratado. Para ajuda-lo a manter este controle, existe o Aquanic, um software pequeno e que ajudará você a ter uma vida mais saudável.

O programa tem até integração com o Twitter, permitindo que você avise seus seguidores sempre que tomar água, o que pode acabar incentivando-os a fazer o mesmo.

Vou estudar mais!

Passar de ano, passar no vestibular, ser aprovado naquele concurso que pode garantir um 2011 mais próspero. Tudo isso depende do esforço e dedicação ao estudo. E já que o cão é o melhor amigo do homem, nada como instalar um cachorro virtual para ajudá-lo nesta tarefa. O Student DOG organizer é um software para organizar seus dados e compromissos estudantis.

Usando o programa, vai ficar mais difícil esquecer aquela prova importante ou deixar de fazer aquele questionário que, além de valer nota também serve como preparação para o teste bimestral.

Vou guardar dinheiro!

Essa promessa é clássica: pagar as dívidas e guardar dinheiro. Mas é outra que pode falhar miseravelmente em 2011 se você não controlá-la como deveria. Portanto, para começar e passar por 2011 no azul, cadastre-se no Organizze, um gerenciador de despesas online que permite ter controle total sobre o dinheiro que entra e que sai da sua conta.

Por ser online, o gerenciador pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento. Quem sabe até mesmo através do smartphone que você ganhou de Natal. E, com isso, o usuário não tem mais desculpa para perder o controle das finanças, já que o Organizze gera até gráficos e relatórios das despesas.

Vou emagrecer!

Existem diversas razões para alguém desejar perder uns quilinhos em 2011. Seja por razões estéticas ou por cuidados com a saúde, softwares são o que não faltam para ajudar você nessa tarefa.

Controle sua dieta com a ajuda do computador!

Para começar, vale a pena dar uma olhada na Planilha de Monitoramento de Peso. Basta abri-la com o Calc, o software de planilhas eletrônicas do BROffice.org e informar seus dados e metas, para que as fórmulas calculem o Índice de Massa Corpórea (IMC) e quanto falta para chegar ao seu objetivo.

Também existe uma alternativa para quem usa o Excel, do Microsoft Office. O Dieta Completa é uma planilha que controla a quantidade de nutrientes ingeridos e pode garantir uma alimentação mais balanceada.

Quem tem pavor de planilhas eletrônicas e só usa o Excel porque é obrigado, pode experimentar o Lose It!, um serviço online que ajuda o usuário a perder peso, algo que muita gente procura fazer depois das comilanças de final de ano.

Com o programa, o usuário pode definir uma meta e buscar os resultados com ajustes e cuidados no gasto de calorias, de acordo com as atividades e alimentação feitas durante o dia. Para facilitar, o site já traz uma relação de alimentos pré-cadastrados, ficando mais fácil informar o que foi comido e quantas calorias foram ingeridas.

Vou malhar!

Que tal um condicionamento físico melhor em 2011?

O computador também pode ajudar aqueles que querem malhar mais e ter um condicionamento físico melhor em 2011. O SportsTracker pode ajudar quem gosta de uma corrida ou caminhada pelas ruas ou pistas de cooper da cidade. Basta marcar no calendário a distância percorrida e o tempo gasto para corrê-la. Dessa forma, além de calcular a sua velocidade média, o software também apresentará um diagrama com dados adicionais sobre a sua prática esportiva.

Quem prefere o esforço de uma boa sessão de musculação pode usar o Virtual Trainer. O software, que não requer instalação, exige que o usuário informe alguns dados, como altura, peso e nível de atividade física. Com base nessas informações, o programa pode indicar a proporção ideal para diversas medidas do seu corpo e indicar quantas calorias foram perdidas durante o treino.

Serei mais pontual!

Chega de atrasos!

Para perder a fama de “enrolado”, só mesmo mudando de hábito e começando a chegar a tempo para todos os compromissos. Caso você esteja cansado dos toques do seu celular ou não esteja mais confiando no relógio de R$ 1,99 que comprou anos atrás, pode instalar softwares que ajudarão a acordá-lo com mais precisão.

O Relógio Despertador é uma aplicação para Windows que acorda o usuário com sons no formato WAV ou simplesmente alerta que o tempo está passando com avisos de textos configurados por você. Também é possível usá-lo como timer para que o Windows seja encerrado em um determinado horário.

ClocX!

Já o ClocX, com seu visual analógico e retrô, conta efeitos de anti-aliasing, configuração de níveis de transparência e diversos estilos, que podem ser ajustados para combinar melhor com o visual da sua Área de trabalho. Como diferencial, fica o fato de o usuário poder configurar certos softwares para serem executados em um horário pré-definido.

.....

E então? Você já fez as suas promessas de fim de ano? Já procurou por softwares que possam ajudar a mantê-las? Comente!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.