Seleção: serviços para traçar rota e prever custos em corridas de táxi

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: serviços para traçar rota e prever custos em corridas de táxi

Seja em uma viagem de férias ou a trabalho, é sempre útil estimar o gasto que se teria com uma corrida de táxi, principalmente nas cidades em que a pessoa nunca esteve antes. Pensando bem, mesmo na cidade onde se vive, pode ser uma boa opção conferir quanto sairá a corrida antes de pedir o táxi.

Para evitar que você tenha dores de cabeça tentando calcular o valor da corrida, existem serviços online que fazem as contas para você. Nestes sites, você saberá quanto será preciso para voltar de táxi depois da balada, por exemplo. E caso esteja viajando, poderá sugerir a rota mais curta quando o taxista perguntar pelo trajeto, economizando tempo, dinheiro e tendo a certeza de que não está sendo passado para trás por algum espertinho.

Portanto, conheça agora os principais serviços disponíveis na internet, as cidades atendidas e quais são as diferenças entre eles. Vale a pena ressaltar que todos os serviços listados aqui são gratuitos. Então, aproveite!

Tarifa de Táxi

Tarifa de Táxi

Criado em 2008 pelos desenvolvedores Eduardo Habkost e Sheldon Demario, o site pode estimar o valor de corridas em 40 cidades do país, incluindo regiões turísticas como o Rio de Janeiro e o nordeste brasileiro.

Para usá-lo, basta clicar no link do município desejado e depois indicar os endereços de origem e destino. A rota calculada é exibida por meio do Google Maps e, além disso, o site também apresenta uma explicação de como o cálculo é feito e quais são as tarifas utilizadas.

TAXI

TAXI.com.br

O serviço é um projeto da incubadora Idea Valley Inovation e atende, até o momento, 33 cidades brasileiras. Como o site também usa a API do Google Maps, você pode ver o trajeto calculado depois de indicar a origem e o destino do caminho.

Embora tenha um design mais simples, os desenvolvedores tiveram a preocupação de manter uma versão para dispositivos móveis, que apesar de não exibir o mapa do trajeto, mostra a estimativa do valor.

Taxímetro Online

Taxímetro Online

O site existe desde 2007 e pode estimar o valor da corrida de táxi em seis capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Salvador e Recife.

Para utilizar o sistema, basta preencher os pontos de origem e destino, com a opção de usar o campo “Bairro” para evitar ambiguidades. O preço estimado também é exibido para a Bandeira 2, que passa a ser cobrada de acordo com o horário.

Táxi São Paulo

Táxi SP

Mais do que calcular o valor da corrida de táxi para a cidade de São Paulo, o site também funciona como um guia de serviços que pode ser útil tanto para os paulistanos quando para os turistas que estejam passando pela metrópole.

Apesar de a interface ser um pouco antiquada e exigir muitos cliques do usuário, o site também possui uma versão mobile. Além disso, o visitante pode conferir a relação de pontos de táxi em cada bairro da cidade. O sistema também possui uma seção de "Achados e Perdidos", onde usuários cadastrados podem anunciar os itens que perderam ou encontraram em uma corrida.

E fora do Brasil?

Bing, da Microsoft

Quem pretende viajar para o exterior também pode contar com serviços semelhantes. Entre eles está o Bing, com suporte para 15 países, como Estados Unidos, Espanha, França, República Tcheca e Singapura. Por razões óbvias, em vez de usar o sistema de mapas da Google para traçar o trajeto da corrida, o serviço usa o Bing Maps, que por sinal exibe o resultado com muita rapidez.

World Taximeter

Outra opção famosa é o World Taximeter, que atende 38 cidades espalhadas pelo mundo, como Los Angeles, Dublin, Barcelona e Sidney. O site também exibe o resultado em euros, dólares ou libras esterlinas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.