Novo componente pode tornar internet sem fio duas vezes mais rápida

1 min de leitura
Imagem de: Novo componente pode tornar internet sem fio duas vezes mais rápida
Imagem: MIT Technology Review

Em um futuro não muito distante, podemos estar para ver a velocidade de nossa conexão de internet sem fio dobrar. Tudo isso graças a um pequeno componente em desenvolvimento pela Universidade do Texas, nos EUA, segundo um artigo publicado na Nature.

O conceito por trás do funcionamento desse aparelho é consideravelmente simples. Atualmente, o sistema que utilizamos para enviar e receber informações precisa alternar entre essas duas tarefas para funcionar; já os circuladores, como são chamados, são uma peça que, quando combinadas a uma antena, conseguem executar as duas funções ao mesmo tempo, em um método conhecido como “full-duplex”.

Melhorando um projeto antigo

A proposta não é exatamente novidade, vale dizer: os circuladores são utilizados nos radares há algum tempo. Estes, contudo, eram construídos com materiais raros e com magnetos enormes, resultando em um dispositivo grande que simplesmente não poderia ser utilizado em aparelhos portáteis.

O novo circulador desenvolvido pela universidade, por outro lado, vai pelo caminho oposto – ele não apenas dispensa magnetos, como também precisa apenas de componentes comuns. “[O circulador] é muito barato, compacto e leve”, explica Andrea Alù, o professor associado que liderou o projeto. Segundo ele, o sistema ainda pode ser facilmente miniaturizado, tornando-o ainda mais atrativo para o mercado.

Com isso, resta apenas torcer para que os estudos do novo circulador continuem a prosseguir, chegando ao mercado o quanto antes.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.