Campanhas online costumam dar certo – e caso precise de exemplos, há algum tempo publicamos aqui no TecMundo a mobilização feita por uma mãe para conseguir mensagens de “feliz aniversário” para o seu filho. Mais e mais casos surgem aqui e ali com o passar dos meses, e o do cão Jasper é um deles. 

De acordo com o site da BBC, tudo começou quando Adam Nolan foi fazer uma trilha nas montanhas acompanhado de seu animal de estimação no início de novembro. As coisas corriam bem até o momento em que Jasper se perdeu, e, na tentativa de achá-lo, seu dono deu início a uma campanha nas redes sociais com a hashtag #FindJasper (traduzindo, #AchemJasper), mas possivelmente não esperava o resultado obtido. 

Foi informado que a iniciativa mobilizou seis mil pessoas e levantou 50 mil libras (o equivalente a R$ 200 mil) por meio do site JustGiving. O dinheiro foi utilizado para custear equipes de resgate, helicópteros, policiais e voluntários que atuaram na busca pelo animal, que foi encontrado quatro dias após ter se perdido em ótimas condições. 

“Estou muito feliz em anunciar que meu melhor amigo Jasper está de volta e em segurança”, agradeceu Nolan em mensagem enviada via internet. 

Mais recursos para buscas 

Como parte do valor arrecadado para a busca de Jasper não foi utilizado, ele já possui destino certo: ajudar na construção da nova base da equipe que auxiliou nesse resgate, obra que custará 500 mil libras (cerca de R$ 2 milhões). 

“É reconfortante saber que existe muita gente por aí disposta a dar seu apoio. Agradecemos humildemente pelas doações. Esse dinheiro veio em boa hora”, disse a equipe em comunicado.

Cupons de desconto TecMundo: